Eu fazia assim: pegava um pouco de arroz integral já cozido, punha numa panela com algum legume picado: chuchu, batata baroa (ou mandioquinha),
cenoura, abóbora, inhame, aipim (mandioca), batata-doce; um só, ou no máximo dois. Junto água e punha para ferver até o legume estar cozido.
Aí, passava na peneira ou no liquidificador.
Na hora de servir, juntava um pouco de suco de salsa: pegava um ou dois ramos de salsinha e espremia na peneira com uma colher de pau, deixando o caldo cair na sopinha.
Outra possibilidade, para fazer uma papa mais doce e variar o sabor, era cozinhar o arroz com banana, maçã ou pera.
Com sete meses eu ainda amamentava bastante e não dava ainda feijão à criança, só depois dos nove meses, mas se a pessoa quiser pode colocar também lentilha ou feijão azuki na sopinha (de preferência já cozido, mas os dois cozinham bem depressa e são as leguminosas de digestão mais fácil).
Eu variava a sopinha a cada refeição e às vezes em vez de arroz usava aveia.
Entre as principais refeições, se não podia amamentar, orientava quem cuidava da criança a dar suco de laranja, banana amassada, maçã ralada, mamão amassadinho. Também variando sempre.
Por Beatriz Medina - Quase 30 anos de vegetarianismo
e-mail: beatriz@guiavegano.com
Esse artigo faz parte do especial Crianças Vegetarianas. Acesse e veja artigos, dicas, receitas de papinhas e comidinhas, entrevistas, etc.
Oi
ResponderExcluiras receitas de papinhas são muito boas!
mas acho que não precisa passar na peneira ou no liquidificador...
eu nunca fiz isso e meu bb aceitou super bem as papinhas... hj já tem 16 meses e come de tudo...
legal é amassar com garfo ou esmagador de legumes...
dica para aceitar melhor as papinhas: misturar com leite materno! eu fiz assim por bastante tempo e meu bb nunca recusou qualquer legume ou fruta!
leite materno é o principal alimento até o 1º ano de vida do bb! e deve ser oferecido até no mínimo 2 anos!!!~
abç