Ativistas australianos abordam um baleeiro japonês

Campanha pretende deter a caça desses animais na Antártida

Ativistas australianos abordam  um baleeiro japonês
Três ativistas australianos abordaram neste domingo (8) um navio da frota de baleeiros japonesa em frente ao litoral da Austrália como parte de uma campanha para deter a caça destes cetáceos no mar Antártico, informou o grupo protecionista Sea Shepherd.

Os ecologistas ajudaram três membros do grupo Forest Rescue que aproveitaram a escuridão para atacar na noite passada a embarcação Shonan Maru 2, informou a Seja Shepherd em comunicado.

A abordagem ocorreu em águas australianas, a cerca de 25 km do litoral sudoeste, onde o Shonan Maru 2 fazia um acompanhamento do barco da Sea Shepherd, o Steve Irwin.

Os ativistas fizeram o ataque em duas pequenas embarcações que saíram do barco dos ecologistas e três deles conseguiram subir ao navio japonês para forçá-lo a retornar à costa e parar sua vigilância ao Steve Irwin.

Em outro comunicado no portal de internet da Sea Shepherd, os ativistas justificaram sua ação para "pôr fim à caça ilegal" e para pressionar o Governo australiano a tomar medidas contra os baleeiros.

"Estamos a bordo deste navio porque nosso governo não cumpriu com sua promessa eleitoral de pôr fim à caça de baleias nos mares do sul", disse a Forest Rescue.

Em 2011, o país asiático suspendeu dois meses antes do previsto a pesca de cetáceos no Oceano Antártico devido ao assédio da Sea Shepherd, que nos últimos anos realizou abordagens, lançamento de ácidos corrosivos ou seus membros se atarem a baleeiros japoneses.

Por isso, este ano o Japão anunciou que navios da Agência de Pesca protegeriam seus baleeiros. Por sua vez, a organização indicou que este ano empreenderá nas águas da Antártida uma das mais intensas campanhas de assédio aos baleeiros japoneses a fim de arruinar a temporada de caça de cetáceos e conseguir sua suspensão.

O Japão decidiu abandonar a caça de baleias em 1986 por uma moratória internacional, embora a tenha retomado em 1987 após alegar motivos científicos e começou a efetuar expedições à Antártida em nome do Instituto de Pesquisa de Cetáceos.

Fonte - Foto: Guillaume Collet - 08.01.2012

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...