Steve Howe

Músico

Nascido em 8 de abril de 1947
Local: Londres, Inglaterra

Stephen James Willian John Howe é um músico inglês de rock progressivo, internacionalmente conhecido por seu trabalho como guitarrista da banda Yes. Ele também já participou das bandas The Syndicats, Bodast, Tomorrow, Asia e GTR, além de já ter lançado 14 álbuns solo.

Biografia

As influências

Howe ganhou sua primeira guitarra aos doze anos e foi influenciado por vários artistas como Wes Montgomery, Bill Haley, Les Paul e Jimmy Byant, mas sua maior influência foi mesmo Chet Atkins e sua técnica chamada chiken´picken, misturada ao seu estilo country de tocar, o qual Howe aprendeu sozinho e o incorporou em seus primeiros shows em bares londrinos. Começou a tocar com sua primeira banda, o The Syndicats, em 1964. Howe deixou o grupo após este ter lançado vários singles. Em seguida, se juntou ao grupo The In Crowd, que mudou o nome para Tomorrow. Sob tal nome lançaram dois singles e um álbum. O Tomorrow se separou em 1968 e Howe passou a integrar a banda Bodast. O Bodast conseguiu sucesso considerável, mas sua gravadora foi à falência antes que pudessem lançar o primeiro álbum. Após a experiência no Bodast, Howe estava procurando uma nova banda. Chegou até mesmo a fazer audiências com o The Nice e o Jethro Tull, mas sem sucesso.

A década no Yes

Por volta de 1970, os membros do Yes já tinham ouvido falar de Howe e decidiram convidá-lo para a banda, pois estavam insatisfeitos com o trabalho de Peter Banks. O primeiro álbum de Howe no Yes foi o The Yes Album, onde ele mostra todo sua técnica e feeling incomuns em faixas como "Your Is No Disgrace" e "Starship Trooper" . O álbum Fragile, lançado em 1972, foi um grande sucesso comercial e definiu aquele estilo de som pelo qual Howe e o Yes seriam internacionalmente conhecidos. Mesclando seu incrível virtuosismo à habilidade de integrar vários instrumentos de corda em seus trabalhos complexos e intrincados. Dominando guitarras acústicas, elétricas, lap-steel guitars, banjos e bandolins, Howe soube se encaixar de modo único entre a hábil bateria de Bill Bruford, o baixo vigoroso de Chris Squire, os vocais angelicais de Jon Anderson e o teclado frenético de Rick Wakeman. Howe também dividia os vocais do Yes, com Anderson e Squire, fazendo camadas sonoras de variações tonais e elevando o rock a um outro nível. Steve Howe utiliza muitas guitarras diferentes em seus trabalhos, mas durante sua estada no Yes, as Gibson ES-175 e ES-335 têm sido suas companheiras inseparáveis, assim como o sua guitarra acústica Martin. Durante o áureo período dos anos 70, o Yes produziu músicas riquíssimas e de sonoridade ímpar. Entre as performances mais memoráveis de Howe, estão "Roundabout", "Siberian Kathru", "Close To The Edge", "The Clap", "Mood For A Day", "Awaken" e "Gates Of Delirium". Ao vivo, Howe crescia ainda mais, c/ solos estratosféricos capazes de hipnotizar até mesmo aos virtuosos membros da banda. Jon Anderson às vezes se referia à ele como "maestro". Para a maioria dos fãs do Yes, Steve Howe é o maior guitarrista de todos os tempos.

Do Asia até hoje

Howe permaneceu no Yes até 1980, quando formou a banda Asia junto a Geoff Downes, John Wetton e Carl Palmer. Tendo deixado o Asia em 1983, Howe montou uma nova banda, com outro Steve, o Hackett, o GTR, em 1986. Após uma rápida volta ao Yes (entre 1989 e 1991), Howe se dedicou intensamente à sua carreira solo. Em 1995 retornou mais uma vez ao Yes. Até hoje (Agosto de 2006) Howe faz parte do Yes e mesmo após tantos anos de trabalho em várias bandas, não pensa em parar de tocar. O trabalho musical de Steve Howe, elevou a sonoridade da guitarra elétrica a um nível jamais pensado e ele dedica boa parte de seu tempo a esse instrumento. Howe tem uma coleção com mais de mil guitarras: Gibson archtops, semi-acústicas, double-necks, Fenders, Rickenbackers e muitos violões Martin raros, adquiridos ao longo dos anos e mantidos impecáveis até hoje. Howe publicou o livro "Guitar Quantum" c/ fotos e especificações técnicas de sua coleção. A Gibson, fabricante norte-americana de instrumentos, relançou o modelo ES-175 como "Steve Howe Signature Model". Howe já revelou o desejo de construir um museu da guitarra. A sua técnica musical é referência obrigatória para quem gosta do instrumento.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...