Tony Levin

Baixista da banda King Crimson

Tony Levin é um músico, baixista da banda King Crimson. Já trabalhou com Peter Gabriel e participou do projeto Liquid Tension Experiment com membros do Dream Theater.

Conhecido pelo seu espírito inovador, Tony Levin é o responsável por difundir o Chapman Stick. Tony Levin é altamente respeitado e é sempre citado como um forte influênciador.

Biografia

Tony Levin nasceu em Boston Massachusetts e nasceu no subúrbio de Brookline. Por volta de 10 anos de idade iniciou-se na música tocando baixo. No ensino médio, escolheu a tuba, alcançando o status de solista na banda da escola. Ele também criou o seu quarteto vocal (chamado Barbershop Quartet). Naquela época, usou seu principal instrumento, o contrabaixo de música clássica, chegando em um de seus melhores momentos, tocando na Casa Branca com uma orquestra de jovens para John F. Kennedy E Jackie Kennedy.

Em seguida, ele participou da Eastman School of Music, em Rochester, NY e fazia parte do Rochester Philarmonic Orchestra. Na escola conheceu Steve Gadd, que mostrou a Levin o Rock e o Jazz. O entusiasmo de Levin era tanto que trocou seu baby bass por um velho baixo elétrico, o Fender Precision Bass, que foi seu instrumento por muitos anos.

Anos 70, o início

Em 1970, Tony se mudou a Nova York e se uniu a uma banda chamada Aha, the Attack of the Green Slime Beast com Don Preston de The Mothers Of Invention. Ao mesmo tempo, se dispos a trabalhar como músico sessionista durante toda a década, onde tocou baixo em muitos álbuns.

Nos anos 70, Levin entra na banda de Peter Gabriel graças contato que o produtor Bob Ezrin propos. Levin e Ezrin trabalham juntos anteriormente nos discos de Alice Cooper, Welcome To My Nightmare e Berlin, de Lou Reed. A partir de então, Levin é o baxista de Gabriel, tanto para as gravações em estúdio como para os shows. Em seu primero trabalho de estúdio com Gabriel, além de tocar baixo, Tony tocou também tuba.

Foi nos primeiros anos junto com Gabriel que Levin foi seduzido pelo Chapman Stick, pelo qual é considerado um dos pioneiros desse instrumento. Depois de um tempo, é criada a música Big Time (de um disco Solo de Gabriel), Levin deu a ideia de criar os Funk Fingers, que simplesmente consiste em usar um tipo de Baqueta, onde colocado em seus dedos, golpeia as cordas do baixo. Levin sempre deu crédito a Peter Gabriel pela ideia. Andy Moore, seu técnico, melhorou esta tecnica por completo para que funcionasse perfeitamente. Mais adiante, Levin também utilizará sua tecnica Funk Fingers na música Steam de Peter Gabriel e na versão ao vivo de The Talking Drum, do King Crimson.

Em 1978, Tony se mudou para Woodstock, Nova York, para integrar a uma banda chamada L'Image, que, além de incluir seu velho amigo Steve Gadd, também contava com Mike Mainieri e Warren Bernhardt. A banda se desmanchou um ano depois, e Levin permaneceu em Woodstock, onde ainda vive.

Anos 80, Gabriel e Fripp

Durante a gravação do primero álbum de Peter Gabriel, Levin conheceu o Robert Fripp e, em 1980, logo quando foi convidado por Fripp para participar de seu álbum Exposure, virou um membro da nova formação do King Crimson.

Através dos anos, Tony tocou com muitos artistas, sendo eles: Paul Simon, Gary Burton, James Taylor, Herbie Mann, Goro Noguchi, Judy Collins, Joe Yamanaka, Dire Straits, Carly Simon, Peter Frampton, Anderson Bruford Wakeman Howe, Tim Finn, Richie Sambora e John Lennon (no álbum Double Fantasy).

Em 1984, Levin lançou seu Road Photos, uma coleção de fotos em branco e preto que é tirada em suas tours com Crimson, Gabriel, Simon e outros. Pete Levin, seu irmão, é um tecladista novaiorquino, conhecido por seu trabalho junto com Gil Evans. Voltando aos anos 70, Tony e Pete colaboraram juntos com Steve Gadd em uma comedia chamada The Clams. Tony tem esse material gravado, e ainda mostrará um dia.

Anos 90, muitos projetos

Levin foi membro do King Crimson até disolver a formação "Doble Trio", que era integrada junto com Robert Fripp, Adrian Belew, Trey Gunn, Pat Mastelotto e Bill Bruford. Anos mais tarde, Fripp novamente reuniria o King Crimson mas sem contar com Levin e nem Bruford. Por outro lado, Levin também formou parte dos sub-grupos experimentais da banda, chamados de ProjeKct One (1997) e ProjeKct Four (1998).

Em 1998, Tony uniu forças com Mike Portnoy e John Petrucci, membros do Dream Theater, e com o tecladista Jordan Rudess (mais tarde Rudess entraria para o Dream Theater), juntos fizeram um projeto chamado Liquid Tension Experiment. O quarteto gravou dois discos, Liquid Tension Experiment e Liquid Tension Experiment 2, nos anos 98 e 99 respectivamente. Esta formação aconteceu únicamente para alguns shows em Nova York, Philadelphia e Los Angeles.

2000

Em 2004, Trey Gunn deixou King Crimson e Robert Fripp considerou, e recrutou Levin. Agora Tony Levin é novamente membro da legendaria banda King Crimson.

Fonte: Wikipédia


«« Voltar para Vegetarianos Famosos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...