10 dicas verdes e básicas

Pare de usar sacolas plásticas1. Pare de usar sacolas plásticas - A grande maioria dos supermercados já oferece alternativas. Para a feira, leve sua própria sacola.

2. Troque uma lâmpada - Ou melhor, troque todas elas! Se você ainda usa lâmpadas incandescentes, aproveite quando elas queimarem para mudar para as fluorescentes - muito mais ecológicas e econômicas. Na hora de descartar, lembre-se que as lâmpadas incandescentes podem ser recicladas. Já as fluorescentes precisam de mais cuidado, pois contêm químicos. Alguma cidades, como São Paulo e Campinas, já possuem pontos de coleta para este tipo de material (semelhante aos de pilhas e baterias). Informe-se sobre o serviço na sua cidade.

Recicle, sempre!3. Recicle, sempre! - Informe-se sobre a coleta seletiva na sua cidade ou bairro, descubra os postos que recebem lixo reciclado ou reúna outras pessoas para implementar este serviço onde você mora. Fazer as coisas coletivamente, aliás, é muito mais fácil. E se você, como muita gente, já recicla latas, garrafas PET e papel, saiba que outras coisas podem e devem ser recicladas: óleo de cozinha, pilhas e baterias. Até porque, se não forem descartados corretamente, estes materiais são prejudiciais ao ambiente.

4. Economize água - Você ainda escova os dentes com a torneira aberta, demora meia hora no banho ou liga a máquina de lavar roupas mesmo quando ela ainda não está cheia? Economize água! E aproveite para instalar chuveiros econômicos.

Preste atenção ao que você come5. Preste atenção ao que você come - Compre alimentos da estação e dê preferência para o que é produzido localmente - alimentos locais e da época precisam de menos agrotóxicos para crescer e de menos combustível fóssil para serem transportados.

6. Preste atenção à água que você bebe - Pare de comprar água em garrafas. Use galões ou instale um filtro em sua casa.

7. Faxina orgânica - Utilize produtos de limpeza caseiros e que não sejam tóxicos. Limão, bicarbonato de sódio e vinagre podem fazer milagres na hora da faxina.

Reforme8. Reforme - Antes de jogar qualquer coisa fora e comprar algo novo, tente consertar! Não importa se é uma cadeira, roupa ou eletrodoméstico. Caso queira mesmo se desfazer do objeto, doe para alguém que ainda pode aproveitá-lo. E na hora de comprar, dê preferência ao que for de segunda-mão - principalmente no caso dos móveis.

9. Use e abuse da internet - Fim da papelada: pague suas contas online e cancele o recebimento de faturas pelo correio.

10. Desligue-se - Tire da tomada os aparelhos eletrônicos que não são usados frequentemente. Quando continuam plugados, eles consomem energia mesmo quando estão desligados.

Fonte

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...