Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças

Cartilha Ulinha: Direitos Animais para criançasEstá disponível para download e reprodução livre, a terceira edição da "Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças", que está sendo aprimorada de acordo com a colaboração de pessoas que sugerem mais temas ou pequenas correções.

A cartilha é elaborada por uma educadora e uma publicitária, integrantes do grupo União Libertária Animal (Ula!), unindo assim, especificidades da educação progressista libertária e o lindo apelo visual das artes gráficas às questões filosóficas e práticas (abolicionismo e veganismo) dos Direitos Animais; tudo em uma linguagem especial para essa faixa etária que está em pleno desenvolvimento! O resultado é uma cartilha diversificada e inédita, para crianças a partir dos 5 anos de idade, com muita informação e ludicidade.

O objetivo pedagógico da cartilha é ser um recurso para a educação não-formal, desenvolvendo uma educação humanitária e crítica-transformadora, voltada para a desconstrução de conhecimentos opressores e cartesianos, condicionados pela educação formal tradicional, reprodutora e mantenedora do status quo, seja do animal humano ou não-humano.

Muitas informações contidas na cartilha, são inéditas até para muitos adultos, o que amplifica de maneira espiral a transmissão dos conhecimentos da cartilha, tendo como epicentro a criança, que por sua vez, está em fase latente de diagnosticar e assimilar conhecimentos, com senso questionador ainda ativo.

Como inspiração inicial, tiveram a cartilha Fulaninho, do Instituto Nina Rosa e as cartilhas do ProBem. No entanto, ambas se atém a guarda responsável; por isso a iniciativa em elaborar atividades infantis que integrassem os animais em geral, desconstruindo o especismo e a coisificação.

A cartilha possui atividades que abordam a guarda responsável, senciência, exploração de animais para entretenimento humano (zoológicos, circos e rodeio), a manutenção de animais confinados (pássaros em gaiolas), alimentação ética, consciência ambiental, etc.

A cartilha faz parte do Projeto Ulinha e está para download abaixo, gratuitamente e de livre reprodução!

Para se tornar um apoiador da cartilha, ajudando na reprodução, entre em contato: contato@uniaolibertariaanimal.com

Cartilha Educativa do Projeto Ulinha criada pelo ULA.
Indicada para crianças a partir de 5 anos. Distribuição Livre.
3ª edição! Mais conteúdo! Mais atividades!
Download: capa colorida, miolo PB (4,55mb)
Formato: Livreto A5 - 28 páginas
Tipo de Arquivo: PDF

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde
    Adorei a ideia e gostaria de baixar a cartilha para mostrar as crianças da minha cidade. Meu nome é Ana Carolina, sou Médica Veterinária em São Gonçalo do Pará MG. Não consegui acessar pelo link, pode me mandar por email? carolvet.dra@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Carolina. Seja sempre bem-vinda por aqui. Muito legal sua iniciativa. Esse post é de 2007 e o link direcionava para uma página da União Libertária Animal onde era possível fazer o download. Testei aqui e realmente não está mais disponível através desse link. Infelizmente eu não tenho a cartilha para te enviar. Acredito que se você entrar em contato (procure a página da ULA no Facebook) eles possam te enviar. Espero que dê certo, pois acho muito importante essa conscientização com os pequenos. É assim que o mundo muda. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...