Leia o relato de Mirza Amelia Montenegro que, após ingressar no vegetarianismo, passou a ter qualidade de vida.
Fazem 30 anos, uma mudança radical alterou a minha vida: saí de minha querida Guatemala para morar nos Estados Unidos. Essa mudança não foi somente geográfica. Na Guatemala tinha o costume de caminhar grandes distâncias e ter uma dieta cheia de vegetais e frutas frescas, assim como uma grande variedade de grãos.
Nos Estados Unidos, passei a ficar mais tempo em casa e a comer mais, especialmente carne todos os dias. Minha dieta quase que diária incluía hambúrgueres, bisteca, frango frito e outras comidas com alto teor gorduroso.
Como resultado, minha saúde se deteriorou. Perdi energia e meu peso aumentou para 89kg. Me tornei diabética e meus níveis de colesterol e pressão sanguínea se elevaram. Sofri um infarto.
À partir daí, me dei conta que já era hora de fazer novamente uma grande mudança em minha vida.
Investigando, descobri que os estudos médicos relacionam a carne e os produtos lácteos com doenças de coração, câncer e ataques cardíacos – os três principais assassinos nos Estados Unidos – assim como outros dois grandes problemas para mim: a obesidade e o diabetes. É impressionante como apenas retirar a carne de sua dieta pode aumentar seus anos de vida. Médicos dizem que os vegetarianos vivem cerca de 6 anos a mais que as pessoas que consomem carne e os veganos (aqueles que não se alimentam de nenhum derivado animal) podem viver 15 anos mais.
Com o apoio de meus filhos que já eram vegetarianos por razões éticas, abandonei todos os produtos de origem animal e voltei a consumir os alimentos que me faziam bem na Guatemala.
Voltei a comer grãos, frutas e vegetais frescos e passei a me alimentar de novos produtos: leite de soja, tofu e imitações de carne (carne de soja).
Foi fácil e delicioso e não tenho dúvidas de que a minha decisão de tornar-me vegetariana foi o que salvou minha vida. Perdi 18kg e recuperei minha energia de antes. Agora caminho todos os dias.
Meu coração está bem melhor e não somente do ponto de vista médico. Quando deixei de comer carne, me dei conta que estava evitando o sofrimento de diversos animais. Os animais sofrem muito antes de serem mortos para virarem hambúrgueres ou frango frito.
Se tornar vegetariano é o melhor presente que podemos dar a nós mesmos. Desse modo, salvamos as nossa vidas e as de muitos animais.
Fonte
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!