Segunda sem Carne


Que tal começar a semana experimentando novos sabores? Já pensou em trocar aquele bife de todos os dias por uma alimentação mais verde e mais saudável? Essa é a proposta do movimento Segunda sem Carne.

A Segunda sem Carne é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-ambiente da Prefeitura de São Paulo. O objetivo é incentivar a redução do consumo de carne e apoiar diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde.

A redução das carnes, com consequente aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais (de preferência integrais) legumes e verduras é recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.

No documento, o Ministério da Saúde esclarece que os alimentos de origem animal só integram um cardápio saudável se em consumo moderado. Mas, no Brasil, o consumo de carnes deixou de ser moderado há muito tempo, fazendo com que o brasileiro se exponha de forma excessiva aos malefícios da ingestão desenfreada de carne.

O portal da campanha Segunda sem Carne admite que a retirada da carne do cardápio às segundas-feiras provavelmente não será ainda suficiente para ajustar o cardápio brasileiro marcado pelo seu consumo excessivo, mas é uma atitude positiva em direção à melhor educação e abertura a novos sabores.

Além da questão alimentar, há também uma preocupação com o respeito pelos animais. A competição para produzir carne, ovos e derivados de leite baratos tem levado o “agribusiness” a tratar os animais como objetos e mercadorias. Os animais são mantidos em galpões abarrotados ou cocheiras estreitas. Um grande número de bois de corte, vacas leiteiras, leitões, galinhas e perus são criados nessas condições.

A tortura e a morte de animais para alimentação é incompatível com uma cultura de paz. A alimentação sem carne é uma forma de praticar a não-violência.

A campanha se baseia também em um terceiro pilar, pela proteção ao planeta Terra. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%.(1).

O Ministério da Agricultura afirma que só no Brasil, a pecurária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.).

A nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, endossa o coro de que é possível viver de forma saudável e prazerosa sem fazer uso de alimentos de origem animal.

Dar preferência a proteínas vegetais favorece ainda o controle de peso, a redução do risco de doenças do coração e de desenvolver formas de câncer, principalmente o de intestino.

Uma dieta sem produtos animais é pobre em gordura, isenta de colesterol e rica em fibras, vitaminas e minerais. As proteínas vegetais, principalmente quando combinadas, são de alto valor biológico, contem todos os aminoácidos necessários para a formação de tecidos do nosso corpo.

Boas sugestões de proteínas vegetais são:

- Feijões, ervilha, lentilha, grão de bico;
- Soja e derivados (Proteína de soja, tofu, extrato de soja);
- Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas, amendoim;
- Cereais integrais como arroz, quinua e amaranto;
- Sementes de gergelim e tahine;
- Sementes de girassol e de abóbora;

Seja pelas pessoas, pelos animais ou pelo Planeta, há motivos suficientes para aderir à campanha Segunda sem Carne. Que tal começar hoje?

Fonte

Artigos relacionados:

» Ellen Jabour apoia a Campanha Segunda sem Carne
» Gilberto Gil adere à Campanha Segunda sem Carne
» Lançamento da Campanha Segunda sem Carne em Curitiba
» Lançamento da Campanha Segunda sem Carne em São Paulo
» Marisa Monte apoia a Campanha Segunda sem Carne
» Rajendra Pachauri apoia a Campanha Segunda sem Carne
» SVB lançará a Campanha Segunda sem Carne
» Um ano da Campanha Segunda sem Carne
» Vandana Shiva apoia a Campanha Segunda sem Carne

9 comentários:

  1. Apoio 100% a ideia, mas só para constar que isso já existe e é criação de Paul e Linda McCartney e o site é meatfreemondays . com

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Daniela... O Paul é o idealizador da campanha Meat Free Monday, que tem se espalhado pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. É bom saber que você apoia a ideia. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A campanha é muito importante para o Brasil, mesmo que pareça pequena à primeira vista. Um dia por semana apenas?
    O Paul McCartney e sua família também conseguiram apoio governamental na proposta original, lá no Reino Unido, e está bombando.
    Que Deus os abençoe pela iniciativa e sucesso!!! Gostaria de receber informações quando tiver novas postagens.

    ResponderExcluir
  4. Tanks Paul for your great idea. I´m vegetarian since 30 years a go. My monday is every day.

    ResponderExcluir
  5. Vamos criar então a semana sem carne, toda semana...

    ResponderExcluir
  6. Faça das palavras do Leandro, as minhas. My monday is every day!!! Iluminados sejam todos aqueles agregam boas práticas à nossa vida. Continuemos essa consciência! Apoiadíssimo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmoo eu sou vegetariana há exatos 7 anos mas nossa fico tão aguniada com algumas coisas tipo pessoas do meu facebook que postam coisas de churrasco nos provocando dizendo que isso sim é comer bem! aonde??? passar pela garganta um animal inofensivo e sentir prazer nisso??? eu fico indignada com estas coisas as pessoas provocando a gente que é vegetariana, isso porque elas não conseguem e são normais como qualquer pessoas que come carne! ser diferente gera incomodo e inveja pois a maioria que comem carne tem seu peso elevado, não consigo entender a cabeça do ser humano em questionar nosso estilo de vida! eu sou Feliz e isso que importa mas enche o saco isso! bjss amooo esse cantinho feito especialmente pra nós *-*

    ResponderExcluir
  8. se todos seguisse essa alimentacao nao teriamos tantas enfermidades no mundo,e essa e a alimentacao que Deus quer para nos

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Amei a idéia, e site com receitas vegetariaas e saborosas ajuda muito para melhorarmos nossos hábitos alimentares.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...