Mamão

MamãoPor Viviane Pereira

Doce ou salgado, cru ou como ingrediente culinário, o mamão apresenta sua riqueza de nutrientes na versatilidade dos seus usos. Essa saborosa fruta bastante apreciada no desjejum é boa opção para a dieta, pois agrega benefícios nutricionais em baixas calorias

Origem

O mamão tem sua origem na região tropical das Américas, provavelmente entre o sul do México e o noroeste da América do Sul, onde há grande diversidade genética da espécie. A primeira referência a esta fruta aparece em meados do século 16. O livro A Cultura do Mamão, de Guido Maranca (1992, Nobel), registra que os navegadores espanhóis encontraram mamoeiros no Panamá e na costa da Colômbia, sendo levados para outras regiões tropicais. No Brasil, passou a ser conhecido no início do século 17 na Bahia - que é hoje o maior produtor nacional de mamão.

Nome

Há controvérsias sobre a origem do nome, mas acredita-se que a forma semelhante a tetas da frutas deu origem à palavra, uma referência a mamas grandes - mamão. Em espanhol diz-se mamón e em português é também chamado mamona ou mamoa e ainda, ababaia. No Nordeste brasileiro, recebe o nome de passaraiva. Na Inglaterra, é conhecido em alguns lugares como pawpaw ou papaw e também papaya, como no nome científico, Carica papaya L. No Brasil, maior produtor mundial da fruta, papaia é o nome de um dos tipos de mamão mais conhecidos, junto com o formosa - no mundo existem mais de 50 tipos. De acordo com o tipo, a fruta tem variações no nome: o mamão-fêmea é maior e tem formas arredondadas, o mais fino e comprido é conhecido como mamão-macho ou mamão-corda e o mais alongado é chamado mamão-da-baía.

Propriedades medicinais

Os nutrientes presentes no mamão fazem dele uma ótima opção de alimento para aliviar problemas estomacais e para o bom funcionamento do sistema gástrico graças à substância papaína, que auxilia na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes; tem também propriedades laxativas. A nutricionista Natália Mendes e Chede destaca que a fruta tem alta quantidade de betacaroteno, além de licopeno e vitamina C, nutrientes com ação antioxidante e que podem beneficiar o sistema imunológico. Acredita-se que o betacaroteno ajuda a reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares. "O mamão também é rico em sais minerais, como potássio e ferro", diz.

Esra fruta costuma ser indicada para pessoas que querem emagrecer, ou manter o peso, por ser rica em nutrientes e ter baixa caloria.

Propriedades nutricionais

Seus benefícios para a digestão fazem do mamão uma ótima opção para o desjejum. Ele também se faz presente nas outras refeições diárias graças à sua versatilidade, que permite que seja servido cru - como sobremesa em uma salada de frutas - ou na culinária - em pudins e outros tipos de doces. É ainda bastante usado em sucos ou vitaminas. Pode ser ingrediente em pratos salgados, ainda verde, para suflês e refogados.

Antes do consumo, Natália faz um aviso: "Cuidado, pois o mamão papaia é um dos frutos mais contaminados por agrotóxicos". Ela sugere experimentar o consumo do mamão formosa ou mamão-da-baía.

Curiosidades

Além da alimentação, o mamão é bastante utilizado na estética, em máscaras faciais e na composição de cremes, shampoos entre outros. Tem também propriedades curativas pela ação cicatrizante da papaína, que ajuda a reconstituir células e cicatrizar feridas.

Quando o mamão ainda está verde, ele deve ser embrulhado em jornal e guardado em lugar fresco e escuro. É comum pessoas riscarem a fruta com uma faca para acelerar o processo de amadurecimento. Entretanto, o líquido que ali é extraído contém substâncias nutritivas e que ajudam a melhorar ainda mais seu sabor. Maduro, o mamão pode ser conservado em geladeira de 2 a 3 semanas.

Fonte: Revista dos Vegetarianos


Receitas relacionadas:

» Espetinho de Papaia com Maracujá
» Salada de Frutas Especial
» Creme de Papaia
» Vitamina de Mamão e Pera
» Creme de Papaia e Banana
» Mousse Deliciosa de mamão
» Sopa de Frutas
» Canapés de Papaia Verde e Pimentão
» Mamão com Iogurte
» Geleia de Semente de Mamão
» Compota de Mamão Verde
» Suco de Mamão Papaia
» Vitamina Deliciosa

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...