Sopas frias são pouco calóricas e ajudam a comer menos no verão

A sopa fria ainda é pouco difundida entre os brasileiros, mais acostumados a consumir a versão quente do prato nos dias de inverno.

Entretanto, ela é uma ótima opção para o verão, quando o calor aumenta a vontade é de consumir alimentos mais leves e frescos.

Receitas de sopas frias com até 300 calorias:

» Sopa de Alho-Poró com Hortelã
» Sopa de Tomate com Manjericão
» Sopa de Cenoura com Gengibre
» Sopa de Pepino e Iogurte
» Sopa de Tomate e Mussarela de Búfala
» Sopa de Cenoura com Raspas de Casca de Laranja
» Sopa de Abobrinha no Suco de Tomate
» Sopa de Abacate com Nozes Picadas

O preparo da sopa fria costuma levar ingredientes mais leves do que aqueles que vão para a panela no inverno, resultando em um valor calórico menor. Justamente por isso, a sopa de verão acaba funcionando melhor como entrada do que como prato principal no almoço e jantar. "A sopa fria não é densa, não dá para incrementar da mesma maneira que uma sopa quente", diz a nutricionista Vânia Barberan, do Rio de Janeiro. O prato pode eventualmente substituir a salada, principalmente para quem sente algum desconforto em consumir alimentos crus. Consumida no início da refeição, a sopa provoca uma sensação de saciedade que colabora para que se coma menos do prato principal.

Alguns cuidados são necessários para manter a qualidade nutricional e calórica da sua sopa de verão. Excesso de sal, temperos prontos e sopas prontas podem resultar em inchaço nos membros inferiores, causado pelo sódio presente em sua composição. Alimentos como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho merecem atenção, pois em grande quantidade costumam causar desconfortáveis gases. Já o creme de leite, manteiga, excesso de azeite e queijos gordurosos entram na lista dos itens gordurosos e calóricos a serem evitados.

Caso a sopa seja adotada como opção no jantar, a alimentação durante o dia deve conter frutas, lácteos, legumes, verduras, cereais, tubérculos e leguminosas. Além disso, é necessário que haja algum acompanhamento.

Para ajudar a complementar seu cardápio, UOL estilo pediu para algumas nutricionistas receitas de sopas frias com até 300 calorias - um adulto médio necessita de duas mil calorias por dia. "O jantar deve oferecer cerca de 20 a 25% destas calorias. O que equivale a uma sopa de 300 calorias, mais uma porção pequena de proteína, salada de verduras e uma fruta", diz Virginia Nascimento, nutricionista clínica e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Fonte - Por Daniela Salú

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...