Foie gras será banido da Califórnia neste domingo

por Robson Fernando de Souza (da ANDA)

Foie gras será banido da Califórnia neste domingo
Entra em vigência neste domingo a proibição de qualquer produto feito de foie gras, que é o fígado inflamado de gansos e patos forçados a uma superalimentação. Tanto a produção como a comercialização serão terminantemente proibidos no estado americano a partir do começo de julho.

Os restaurantes que violarem a lei estarão sujeitos a uma multa de mil dólares. A implementação da probição foi demorada porque foi dado o tempo para a indústria alimentícia instalada na Califórnia se ajustar e parar de vender os produtos da tortura daquelas aves.

Porém, Alison Vekshin denuncia, na Bloomberg, que parte das autoridades californianas diz que não farão o melhor possível para fazer valer a lei. “Isso não é um crime que possa ser investigado pelo LAPD (Departamento de Polícia de Los Angeles) ou qualquer outro departamento municipal de polícia”, diz a policial Karen Rayner, representando a polícia de Los Angeles, via e-mail ao Bloomberg.

“Não estou ciente de qualquer plano para fazer valer essa lei”, diz o sargento Micharl Andraychak, da polícia de São Francisco.

E há aqueles que querem burlar a lei, como o caso de Ludo Lefebvre, chef de cozinha de um restaurante “pop-up”, ou temporário, de Los Angeles. Ele quer continuar servindo o foie gras, mas como um item gratuito do cardápio. “Se eu não cobro por ele [o foie gras], não é crime, então vou fazer isso”, diz o chef.

Os defensores dos Direitos Animais prometem ir atrás dos cozinheiros que continuarem servindo a iguaria. “Vamos entrar pesado, como um martelo, com qualquer chef ou restaurante que queira continuar servindo esse produto tão cruel”, diz Bryam Pease, cofundador da Liga de Proteção e Resgate Animal, de San Diego. “Vamos tornar a vida bem difícil para eles.”

Fonte: ANDA - Foto: Divulgação - 01.07.2012

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...