McDonald's aposta na criação de menus vegetarianos para conquistar novos mercados
A cadeia de hambúrgueres norte-americana, McDonald’s, vai abrir suas primeiras lojas vegetarianas em dois centros de peregrinação indianos. A empresa espera assim expandir o seu negócio num mercado onde as vacas são sagradas e o consumo de carne é tabu, de acordo com o “Financial Times”.
As lojas têm abertura prevista para o próximo ano na cidade indiana de Amritsar e na pequena cidade de Katra. Amritsar é conhecida por ser o lugar Sikh mais sagrado e Katra, é o segundo maior sítio de peregrinos no país.
Num mercado emergente como a Índia, são cada vez mais as empresas estrangeiras de cadeias de “fast-food” que adaptam os seus produtos à realidade indiana, de modo a conseguirem mais clientes.
Sendo a imagem de marca da McDonald’s o hambúrguer de vaca, a empresa tem encontrado algumas dificuldades na implementação da sua marca no país já que a maioria dos Hindus têm a vaca como objecto sagrado, como divindade. Em alternativa a McDonald’s vende apenas hambúrgueres de frango e já tem alguns produtos vegetarianos como o “The Veggie”, “McAloo Tikki” (batata condimentada, frita) e o McSpicy Paneer (hambúrguer feito de queijo tradicional indiano).
“Como vai ser um restaurante exclusivamente vegetariano, teremos que ponderar a criação de mais produtos” disse Maini, porta-voz da empresa na Índia.
A McDonald’s já tem 271 lojas abertas na Índia e espera duplicar esse número nos próximos três anos.
A multinacional não é a única a criar novos menus vegetarianos no mercado indiano. Outras empresas são: Domino’s Pizza e Subway.
Fonte: Negócios Online - 04.09.2012
Você comeria um lanche vegetariano no McDonald’s?
Responda nossa enquete no Facebook.
Até em Portugal agora já há uma opção vegetariana no BurguerKing. Contudo, quem é vegetariano por ética não creio que se deixe iludir por uma empresa exploradora...
ResponderExcluirExatamente. Mesmo abrindo uma lanchonete vegetariana, é a mesma McDonald's de sempre.
ResponderExcluirA minha opção de não comer carne vai muito além da própria carne, é uma questão de consciência política e uma forma de boicotar o sistema, quem é vegetariano de verdade acredito que não fará uso de nenhum tipo de fast food.
ResponderExcluir