Pão de Azeitona e Alecrim (vegana)

Pão de Azeitona e Alecrim (vegana)
Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 saquinho (10 g) de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (café) de sal
200 g de azeitonas verdes picadas (ou verdes e pretas)
1 e 1/4 de xícara de água
3 colheres (sopa) de azeite
Folhas de alecrim a gosto

Preparo

Peneire as farinhas juntas em uma tigela e junte o fermento e misture. Abra um buraco no meio e junte o azeite. Dilua o sal na água e regue a farinha aos poucos com a água, misturando bem para que toda a farinha fique umedecida. Trabalhe a massa por alguns minutos até que esteja lisa e elástica, e então faça uma bola grande de massa, coloque na tigela, polvilhe farinha, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos, até a massa quase dobrar de tamanho.

Escorra a água e seque totalmente as azeitonas com papel toalha (se a azeitona estiver molhada pode estragar a massa). Quando a massa já estiver crescida junte as azeitonas e as folhas de alecrim e trabalhe a massa novamente para que os ingredientes se juntem bem. Deixe descansar mais 20 minutos e então modele o pão.

Coloque numa assadeira antiaderente, polvilhe um pouquinho de farinha e regue com um fio de azeite. Leve para assar em forno previamente aquecido em 250º C por aproximadamente 30 minutos. Está pronto.

Dicas

- Este pão pode ser feito com castanhas ou nozes no lugar das azeitonas, ou ainda apenas com ervas frescas, ou com abobrinha ralada (fica maravilhoso).
- O maior segredo de fazer pão é a temperatura do forno, é importante que esteja bem quente para fazer aquela casquinha crocante do lado de fora e manter a parte de dentro fofinha e macia. Além disso para fazer pão é necessário um pouco de paciência para esperar o pão crescer, mas é só porque preparar a massa é muito fácil, ainda mais aqui que a base da receita é farinha e água.
- Para fazer massas de pães e tortas as medidas de farinha devem ser bem apertadinhas nas xícaras.
- Se preferir, faça vários mini pães em vez de um pão grande.

Rendimento: 1 pão grande

Fonte: Receita e foto do blog Figos e Funghis

2 comentários:

  1. Gostei da sugestão, adoro fazer pão em casa, perfuma e agrega as apessoas! Vou experimentar a receita depois eu conto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Gilda... Pão caseiro é tudo de bom, né? Vou aguardar seu comentário. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...