Schiacciata com Azeitonas e Alecrim (vegana)

Schiacciata com Azeitonas e Alecrim (vegana)
Ingredientes

300 ml de água
15 g de fermento biológico
500 g de farinha de trigo
10 g de sal
250 g de azeitonas pretas picadas
Folhas de alecrim a gosto

Preparo

Prepare uma massa levedada com a água, o fermento biológico, a farinha de trigo e o sal. Deixe repousar em uma tigela funda até dobrar de volume. Em uma assadeira de 30 por 40 centímetros, coloque 150 ml de azeite de oliva, despeje a massa no centro e esparrame por toda a assadeira comprimindo com as pontas dos dedos, ou seja, schiacciando em toda a extensão. A massa esparrama com facilidade, preenchendo toda a assadeira, inclusive as bordas, e não encolhe quando assada no forno.

Distribua as azeitonas pretas picadas pela superfície e uma generosa quantidade de folhas de alecrim. Leve ao forno a 230ºC centígrados durante 30 minutos. Ao retirar do forno, note que existe azeite no fundo da assadeira; deixe esfriar a Schiacciata na assadeira e o azeite será totalmente absorvido.

Schiacciata com Azeitonas e Alecrim (vegana)

Nota - Na Itália central, ao tempo da colheita das uvas viníferas, faz parte da tradição a elaboração da “Schiacciata con uva”. A palavra Schiacciata é derivada do verbo italiano “schiacciare” (espremer com a ponta dos dedos) e se refere à maneira de abrir a massa levedada e, ao mesmo tempo, amassá-la em uma assadeira com a ponta dos dedos. A Schiacciata é um sinal de que a colheita das uvas está se iniciando e tem suas raízes infiltradas principalmente na região de Chianti, na Toscana. Fugindo da tradição toscana de utilizar as uvas viníferas, preparamos uma Schiacciata com azeitonas e alecrim.

Fonte: Revide Vip - Receita e fotos do Dr. João Roberto, médico e consultor em food & wine styling and phtography

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...