Pão de Ervas (vegana)

Pão de Ervas (vegana)
Ingredientes

300 g de farinha de trigo orgânica
1 colher (café) de fermento biológico seco
10 g de sal
350 ml de água
2 colheres (sopa) de ervas picadas (manjericão, alecrim, tomilho e hortelã) usei alecrim e tomilho-limão

Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture-os com as mãos, amassando até que a massa fique uniforme; não acrescente mais farinha, a massa deve ficar úmida, quase molhada. Guarde a massa em uma tigela coberta com filme plástico e deixe-a descansar por 3 horas; depois disso, coloque a na geladeira por mais 10 horas. Após esse período, existem duas possibilidades para assar o pão:

Assar sobre uma pedra ou assadeira - Tire a massa da geladeira, polvilhe-a com um pouquinho de farinha de trigo e modele o pão no formato desejado. Coloque o forno para aquecer na temperatura máxima, com a pedra ou uma assadeira colocada de bruços. Após 30 minutos, faça pequenos talhos diagonais com uma lâmina ou faca bem afiada, para que o pão cresça sem se rasgar, e coloque o pão dentro do forno, por cerca de 40 minutos.

Assar dentro de uma panela de ferro com tampa - Tire a massa da geladeira, polvilhe-a com um pouquinho de farinha de trigo e modele o pão no formato desejado. Coloque o forno para aquecer na temperatura máxima, com a panela dentro. Após 30 minutos, retire - com cuidado! - a panela do fogo, coloque a massa dentro dela e faça pequenos talhos diagonais com uma lâmina ou faca bem afiada, para que o pão cresça sem se rasgar. Tampe e devolva a panela ao forno por mais 30 minutos; após, destampe-a e deixe o pão assando por mais 10 minutos, aproximadamente, ou até que esteja dourado na superfície e emitindo som de oco quando se bate no seu dorso com o nó dos dedos.

Pão de Ervas (vegana)

Pão de Ervas (vegana)

Dicas

- Se gosta da casca mais crocante, basta colocar uma travessa com água dentro do forno enquanto o pão estiver assando;
- Se você não tiver balança, 10 g de sal correspondem a 1 colher de sopa + 1/2 de chá (estas colheres são as de medida, lembre-se sempre de nivelar o ingrediente nelas)

Rendimento: 1 pão médio

Fonte: Receita e fotos do blog Menu à Trois (adaptada)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...