Baguete Simples (vegana)

Baguete Simples (vegana)
Ingredientes

3 e 1/2 xícaras (480 g) de farinha de trigo
1 e 1/3 xícara (320) ml de água
2 colheres (chá) (10 g) de sal
1 colher (sopa) (10 g) de fermento biológico seco instantâneo

Preparo

Junte todos os ingredientes secos numa tigela e misture bem. Acrescente a água aos poucos, vá mexendo com uma colher de pau, ou mesmo com uma espátula — talvez seja mais fácil para trabalhar a massa —, até tudo ficar muito bem agregado. Deixe repousar por 10 minutos, para que a água seja melhor absorvida.

Volte a mexer. Revire a massa com a espátula, dobre-a sobre ela mesma. Quando sentir que ela está mais manipulável, passe para uma superfície levemente enfarinhada, e continue a apertar, dobrar, esticar. No total, precisamos trabalhá-la por 15 minutos. Se tiver uma batedeira apropriada e quiser usá-la, também dá, na velocidade baixa.

Depois da sova, molde-a numa bola, e passe para outro recipiente, levemente untado com azeite. Cubra e deixe descansar, por 1 hora, em local protegido do vento e de fontes de calor. A massa vai dobrar de tamanho.

Depois da primeira fermentação, divida a massa em três pedaços iguais. Com cada um deles, modele as baguetes. Estique, alongue, achate, e faça a modelagem tradicional, dobrando duas das bordas para o centro, dando o formato típico desse pão, que fica com 30 cm a 40 cm de cumprimento. Feche a emenda com cuidado, e vire a massa para deixá-la para baixo.

Transfira as baguetes já modeladas para a assadeira — se não for antiaderente, polvilhe com uma boa camada de farinha. Cubra com um pano: aperte de leve ao longo das massas, para que elas mantenham o formato.

Acenda o forno, na temperatura alta, a 220°C. Ao final de 30 minutos não só ele estará quente como será o momento de colocar os pães para assar.

Faça três incisões na diagonal em cada pão, nas extremidades e no centro. Pulverize com água (ou, se preferir, coloque outra assadeira, na grade de baixo, com gelo) e leve para assar por 30 minutos, até que fiquem bem dourados. Retire e coloque numa grelha pra esfriar — mas pode comer quente, que fica ainda melhor.

Rendimento: 3 baguetes

Fonte: Paladar - Receita de Luiz Américo Camargo

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...