Brócolis

BrócolisPor Samira Menezes

Ele ficou famoso na Europa durante os anos do Império Romano. Porém, de lá para cá, muitas descobertas foram feitas e ele caiu no gosto popular. Conheça o vegetal que além de combater o diabetes, pode ser um poderoso remédio contra doenças pulmonares

Origem

De acordo com a ONG Veg Paradise que divulga diversas informações e novidades sobre o vegetarianismo, a história do brócolis começa na Ásia Menor onde hoje se encontra a Turquia. Parente direto do repolho, o brócolis foi para a Europa, mais especificamente para a região da Itália, durante o século 8 a.C. E, provavelmente, foi comida de imperador, pois figura entre os ingredientes usados em receitas do chef romano mais famoso e antigo da história culinária - Apicius.

Mesmo sem fazer muito sucesso entre ingleses e franceses, que o chamavam de "aspargo italiano", o brócolis com seu sabor e textura inconfundíveis não parou de se espalhar e chegou à América. E por não gostar de temperaturas quentes e chuvosas, se adaptou melhor às regiões Sul e Sudeste do Brasil. E as duas variedades mais conhecidas pelos brasileiros são chamadas de jundiaí ou ramoso.

Nome

A pequena "arvorezinha", como muitas crianças costumam chamar o brócolis, tem um nome muito mais complicado do que esse; pelo menos para os cientistas. Apesar do estranho Brassica oleracea, como é conhecido cientificamente, nas línguas ocidentais mais difundidas ele tem um nome bastante similar. Em inglês, é chamado de broccoli. Em espanhol, brécol ou brócoli. Em francês brocoli. Em italiano, broccolo. E até mesmo na complicada língua alemã, ele não difere das outras línguas, pois é conhecido como broccoli.

Propriedades nutricionais

Em seu livro Alimentação sem carne, o nutrólogo Eric Slywitch explica que os vegetais de cor verde-escura são importantes nesse tipo de dieta porque, combinados com os alimentos ricos em vitamina C, otimizam a ingestão de ferro, cálcio e vitamina A. Inclua nessa lista, o brócolis, que, apesar de não ser a verdura com maior quantidade de ferro (são 0,6 mg em 100 g), ele próprio possui vitamina C e é muito rico em cálcio. Em meia xícara de brócolis cru, é possível encontrar 39 mg da vitamina C, ou seja, mais da metade do que é recomendado por dia para as mulheres, por exemplo. Mas ainda não acabou. De acordo com Eric, a biodisponibilidade (quantidade do nutriente presente no alimento que o organismo consegue absorver) de cálcio no brócolis é uma das mais altas: 61,3%. Para se ter uma ideia, a biodisponibilidade de cálcio encontrada no leite é de 32,1%. Além disso, possui fibras, potássio, zinco, proteína e vitamina A.

Propriedades medicinais

Assim como todo vegetal, o brócolis só tem benefícios a oferecer. Mas, no dia 15 de setembro, uma pesquisa publicada na revista American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine divulgou que uma substância produzida por ele - o sulforafano - é capaz de ajudar o organismo a produzir uma determinada proteína que atua contra uma doença conhecida como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que apresenta os sintomas de bronquites, asmas e enfisemas pulmonares. E é esse mesmo sulforafano que também pode diminuir os danos causados pelo diabetes aos vasos sanguíneos.

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Warwick, no Reino Unido, esse composto encontrado no brócolis produz enzimas e moléculas que protegem os vasos sanguíneos do excesso de açúcar no sangue. Porém, as descobertas não param por aí. Outros estudos, como o que foi realizado pelo Instituto de Pesquisas sobre Alimentos de Norwich, em julho de 2008, ligam o consumo de brócolis à diminuição do risco de câncer de próstata. Isso porque, assim como a couve-flor, o repolho e o agrião, o brócolis faz parte da família dos crucíferos que ajudam a combater os cânceres em geral.

Curiosidades

As histórias acerca do brócolis começam onde ele primeiro ficou mais conhecido, ou seja, na Itália. Mais especificamente em Roma, onde um naturalista e escritor chamado Plínio passou a apreciar a iguaria. Para prepará-lo, os romanos usavam os mais variados tipos de ervas e temperos, além de muito vinho.

Os vegetarianos da Veg Paradise contam que o filho do imperador Tiberius (14 a.C. a 37 a.C), Drusius, gostou tanto do vegetal que levou esse apreço às últimas consequencias. Resolveu excluir qualquer outro alimento das refeições e passou a consumir brócolis todos os dias duranteum mês inteiro. Porém, a decisão surtiu efeitos não muito agradáveis. A urina do garoto esverdeou e o imperador o repreendeu severamente pelo ocorrido.

Fonte: Revista dos Vegetarianos


Receitas relacionadas:

» Brócolis Assado
» Arroz Integral com Brócolis, Maçã e Castanha
» Pizza de Brócolis, Palmito e Azeitonas
» Esfiha de Brócolis
» Batatas com Brócolis ao Forno
» Sopa de Talos de Brócolis
» Fritada Chinesa
» Gratinado de Legumes com Tofu Defumado
» Folhas de Brócolis ao Forno
» Legumes à Moda Oriental
» Pastel de Cenoura e Brócolis
» Salada de Abóbora, Brócolis e Broto de Feijão
» Yakissoba de Brócolis
» Baked Potato
» Bolinho de Folhas de Brócolis
» Mexido de Brócolis com Tofu
» Parmegiana de Legumes
» Sopa Creme de Brócolis e Couve-Flor
» Espaguete com Brócolis
» Brócolis ao Alho e Óleo
» Risoto de Brócolis ao Limão

Um comentário:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...