Crianças de QI alto têm mais tendência ao vegetarianismo

Crianças inteligentes são mais propensas a virarem vegetarianas na fase adulta, diz um estudo divulgado na publicação britânica científica British Medical Journal.

Uma equipe da Universidade de Southampton descobriu que entrevistados vegetarianos na faixa dos 30 anos de idade haviam apresentado, em média, cinco pontos a mais no teste de QI feito quando tinham 10 anos do que os não-vegetarianos.

Os cientistas dizem que essa ligação pode explicar porque pessoas de QI mais alto são mais saudáveis, tendo em vista a associação de dieta vegetariana com índices baixos de obesidade e doenças cardíacas.

Dos 8.179 pesquisados, 366 se disseram vegetarianos.

Em testes realizados em 1970, os que hoje são vegetarianos apresentaram uma média de QI de 106, comparado com a média de 101 dos não-vegetarianos.

As médias, entre as mulheres, foram de 104 (vegetarianas) e 99 (não vegetarianas).

Estilos de vida

Os pesquisadores disseram que não foi registrada diferença na média de QI entre os vegetarianos que comem também carnes brancas e os que não as consomem.

Eles disseram que as conclusões se devem em parte a fatores culturais, como uma melhor educação, mas que ainda assim as estatísticas são relevantes.

"A descoberta de que crianças mais inteligentes têm uma tendência maior a se tornarem vegetarianas, em conjunto com evidência de benefícios potenciais de uma dieta vegetariana, pode explicar porque um QI maior na infância é relacionado com um risco reduzido de doenças cardíacas na vida adulta", disse Catherine Gale, da equipe de pesquisadores.

Ela reconhece, entretanto, que a ligação pode ser apenas relacionada com estilos de vidas diferentes, como a escolha de jornais, por exemplo.

Já o Dr. Frankie Phillips, da British Dietetic Association (Associação Dietética Britânica), disse : "É como a história do ovo e da galinha. As pessoas viram vegetarianas porque tem QI alto ou porque são mais atentas à questões ligadas à saúde?".

Publicada em 15.12.2006 - Fonte: BBC Brasil

5 comentários:

  1. Alguém aí já ouviu falar em teste de qui-quadrado? Regressão linear? Coeficiente de correlação?

    Alguém aí já ouviu falar em Evolução? Ou seja, que o metabolismo do Homo sapiens, bem como de outras espécies ONÍVORAS (do latim omni = tudo + voros = comer) tem toda a sua bioquímica selecionado durante milhões de anos para contar com proteína animal na dieta?

    Será que é tão difícil assim fazer a lição de casa?

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: sugiro acrescentar aí ao lado, abaixo ou acima do contador de galinhas, um contador que registre também as mortes crueis dos milhões de couvezinhas, alfacinhas, cenourinhas, sojinhas e vagenzinhas impiedosamente assassinadas para satisfazer a sanha devoradora dos terríveis veganos.

    ResponderExcluir
  3. a. catani, essa desculpa de morte cruel de vegetais é a coisa mais RIDICULA que existe, qualquer um que faz lição de casa sabe que vegetais nao tem sistema nervoso, portanto, nao sentem dor, para de inventa desculpa esfarrapada e vai arranja o que fazer!

    ResponderExcluir
  4. Caro Vinicus, talvez você precise rever sua aprovação nas séries iniciais do Ensino Fundamental, onde supostamente teria sido alfabetizado. Tudo indica que não aprendeu a ler as coisas sem saber que, além dos sentidos denotativo e conotativo, os textos também possuem "entrelinhas", que não são só aqueles espaços em branco entre as linhas, mas um espaço virtual onde cabem as ironias, as insinuações e a livre interpretação.

    Se você não teve a habilidade de reconhecer o leve sarcasmo que embuti em meus comentários acima, sugiro que coma mais proteínas de origem animal, que contêm aminoácidos essenciais, e melhora a capacidade de seu cérevro de interpretar as leituras que faz.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olha, sugiro que as pessoas etudem antes de falar coisas da propria cabeça. Hoje, com a internet isso e' facil. Basta perguntar ao Dr Google. Sabe-se, que a dieta vegetariana bem balanceada tem a mesma quantidade de proteinas, que a outra. Assim como, os carnivoros podem tb ter deficiencias de muitas vitaminas. Isso e' fato.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...