
Uma equipe da Universidade de Southampton descobriu que entrevistados vegetarianos na faixa dos 30 anos de idade haviam apresentado, em média, cinco pontos a mais no teste de QI feito quando tinham 10 anos do que os não-vegetarianos.
Os cientistas dizem que essa ligação pode explicar porque pessoas de QI mais alto são mais saudáveis, tendo em vista a associação de dieta vegetariana com índices baixos de obesidade e doenças cardíacas.
Dos 8.179 pesquisados, 366 se disseram vegetarianos.
Em testes realizados em 1970, os que hoje são vegetarianos apresentaram uma média de QI de 106, comparado com a média de 101 dos não-vegetarianos.
As médias, entre as mulheres, foram de 104 (vegetarianas) e 99 (não vegetarianas).
Estilos de vida
Os pesquisadores disseram que não foi registrada diferença na média de QI entre os vegetarianos que comem também carnes brancas e os que não as consomem.
Eles disseram que as conclusões se devem em parte a fatores culturais, como uma melhor educação, mas que ainda assim as estatísticas são relevantes.
"A descoberta de que crianças mais inteligentes têm uma tendência maior a se tornarem vegetarianas, em conjunto com evidência de benefícios potenciais de uma dieta vegetariana, pode explicar porque um QI maior na infância é relacionado com um risco reduzido de doenças cardíacas na vida adulta", disse Catherine Gale, da equipe de pesquisadores.
Ela reconhece, entretanto, que a ligação pode ser apenas relacionada com estilos de vidas diferentes, como a escolha de jornais, por exemplo.
Já o Dr. Frankie Phillips, da British Dietetic Association (Associação Dietética Britânica), disse : "É como a história do ovo e da galinha. As pessoas viram vegetarianas porque tem QI alto ou porque são mais atentas à questões ligadas à saúde?".
Publicada em 15.12.2006 - Fonte: BBC Brasil
Alguém aí já ouviu falar em teste de qui-quadrado? Regressão linear? Coeficiente de correlação?
ResponderExcluirAlguém aí já ouviu falar em Evolução? Ou seja, que o metabolismo do Homo sapiens, bem como de outras espécies ONÍVORAS (do latim omni = tudo + voros = comer) tem toda a sua bioquímica selecionado durante milhões de anos para contar com proteína animal na dieta?
Será que é tão difícil assim fazer a lição de casa?
Em tempo: sugiro acrescentar aí ao lado, abaixo ou acima do contador de galinhas, um contador que registre também as mortes crueis dos milhões de couvezinhas, alfacinhas, cenourinhas, sojinhas e vagenzinhas impiedosamente assassinadas para satisfazer a sanha devoradora dos terríveis veganos.
ResponderExcluira. catani, essa desculpa de morte cruel de vegetais é a coisa mais RIDICULA que existe, qualquer um que faz lição de casa sabe que vegetais nao tem sistema nervoso, portanto, nao sentem dor, para de inventa desculpa esfarrapada e vai arranja o que fazer!
ResponderExcluirCaro Vinicus, talvez você precise rever sua aprovação nas séries iniciais do Ensino Fundamental, onde supostamente teria sido alfabetizado. Tudo indica que não aprendeu a ler as coisas sem saber que, além dos sentidos denotativo e conotativo, os textos também possuem "entrelinhas", que não são só aqueles espaços em branco entre as linhas, mas um espaço virtual onde cabem as ironias, as insinuações e a livre interpretação.
ResponderExcluirSe você não teve a habilidade de reconhecer o leve sarcasmo que embuti em meus comentários acima, sugiro que coma mais proteínas de origem animal, que contêm aminoácidos essenciais, e melhora a capacidade de seu cérevro de interpretar as leituras que faz.
Um abraço!
Olha, sugiro que as pessoas etudem antes de falar coisas da propria cabeça. Hoje, com a internet isso e' facil. Basta perguntar ao Dr Google. Sabe-se, que a dieta vegetariana bem balanceada tem a mesma quantidade de proteinas, que a outra. Assim como, os carnivoros podem tb ter deficiencias de muitas vitaminas. Isso e' fato.
ResponderExcluir