
Um projeto piloto realizado nos primeiros meses de 2010 pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e divulgado em maio/2010 constatou que a farinha de berinjela é um importante suplemento para a redução de alguns fatores de risco cardiovasculares como a dislipidemia, gordura corporal e visceral, pressão arterial sistêmica e altas concentrações de ácido úrico, e para o emagrecimento.
Durante o trabalho foram estudadas 14 mulheres entre 30 e 45 anos, ambas apresentando obesidade, adiposidade central, excesso de gordura corporal e alterações na pressão arterial sistêmica. Divididas em dois grupos de sete pessoas, o primeiro foi submetido, durante 60 dias, a uma dieta hipocalórica e suplementação com 14g de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação durante o mesmo período.
De acordo com a doutora Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, no primeiro grupo observou-se uma redução significativa da circunferência da cintura das voluntárias e emagrecimento de seis quilos, em média, reduzindo o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo 2, e diminuição da concentração sérica de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.
“Além de ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares. Portanto, logo que tenhamos a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, daremos início a pesquisa propriamente dita, empregando suplementação por um período de tempo maior em um número maior de participantes, para obtermos resultados mais promissores”, adiantou a professora.
A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional e consultora da Longevid, única empresa fabricante de farinha de berinjela no estado do Rio, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue, conhecido como hipercolesterolemia.
“A farinha de berinjela auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose. Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue”, avaliou a nutricionista.
Dicas de uso da especialista em alimentos funcionais e personal diet Priscila Cardoso, nutricionista da Longevid:
- Salpicada sobre o macarrão com queijo parmesão;
- na salada ou na mistura com vitaminas no liquidificador;
- a pastinha que faz o maior sucesso: (25g de berinjela; 1 colher de sopa de maionese (pode ser de soja); 1/2 cebola ralada; 1 colher de sopa de creme de leite; e salsa e cebolinha a gosto.
Mais informações: www.longevid.com.br
Fonte: Saúde e Lazer
Artigos relacionados:
» Farinha de berinjela
» Farinha de berinjela ajuda a emagrecer
» Farinha de berinjela é a nova aliada na luta contra a balança
» Dieta da farinha de berinjela
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!