O que é PTS ou PVT?

O que é PTS ou PVT?
As perguntas mais frequentes nos comentários aqui do blog são:

O que é PTS?
O que é PVT?

Quem não é vegetariano ou aderiu a dieta há pouco tempo não está familiarizado com esses termos. Pra acabar de vez com o "mistério" resolvi criar um post falando um pouquinho sobre esse alimento bastante consumido na dieta vegetariana.

PTS - Proteína Texturizada de Soja
PVT - Proteína Vegetal Texturizada

Apesar da diferença dos nomes, estamos falando do mesmo produto, conhecido popularmente como "carne de soja" ou "carne vegetal".

Ao contrário do que muita gente acredita, a carne de soja não possui sabor forte, pois é um alimento neutro que absorve o sabor de temperos e acompanhamentos, ou seja, o segredo de um delicioso prato com carne de soja está na maneira de prepará-lo e nos ingredientes utilizados.

Pode ser encontrada em supermercados e casas de produtos naturais e é vendida a granel ou em pacotes de 250 ou 500 gramas, em 5 diferentes tipos:

PTS pequena, fina ou miúda
Pequena, fina ou miúda
Pedacinhos granulados com cerca de meio centímetro e formato irregular, como se fossem moídos. Ideal para sopas, molhos, quibes, hambúrguer, almôndegas e recheios em geral.


Média
Pedaços de cerca de 2 cm e de formato oval. Ideal para sopas, curry com legumes, refogados, estrogonofe e assados.

PTS grande, graúda ou grossa
Grande, graúda ou grossa
Pedaços maiores, com cerca de 4 cm cada e formato irregular. Ideal para assados, espetinhos, cozida ou frita.




Lascas
Cada lasca mede cerca de 5 cm. Fica ótima no yakissoba, na soja xadrez, acebolada com shoyu e com vegetais salteados.

PTS em bifes
Bifes
Em pedaços de formato irregular com cerca de 10 a 15 cm cada. Usada como bife: ao molho, frito, acebolado, à milanesa, etc.




Como é encontrada apenas seca, a carne de soja precisa ser hidratada durante o preparo. Veja como hidratar a proteína de soja.

Leitura recomendada:

Carne de Soja - Mais de 30 receitas de pratos simples com fotos Carne de Soja - Mais de 30 receitas de pratos simples com fotos

Nesse livro, Ana Maria Curcelli esclarece todas as dúvidas sobre carne de soja e ensina passo-a-passo os segredos para preparar os mais incríveis pratos, com fotos coloridas em todas as páginas! COMPRAR

16 comentários:

  1. O blog é perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Ammmeeiii vou fazer!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer um blog tão completo. Vou fazer cirurgia bariatrica e preciso mudar radicalmente minha maneira de me alimentar para perder uns kg antes da cirurgia e quero fazer isso de maneira saudável. Parabéns pela iniciativa.

    Fatima

    ResponderExcluir
  4. -Excelente !às vezes, outros sites postam receitas com termos desconhecidos o que dificulta a execução do prato.Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine!!

    Adorei o blog! Lindo!! Estou montando um livro de receitas pra mim com as receitas publicadas aqui! Muito obrigada e parabéns!!! Abraços,
    Tércia

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Ana Julia... Fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  7. Blog excelente e esclarecedor. Amei!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou, Priscila... Espero que aproveite bastante as receitas, artigos e dicas selecionados com muito carinho e dedicação. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. ALgumas PVS e PVT contêm gordura trans, pois usam gordura vegetal hidrogenada para conseguir a textura e durabilidade. É preciso estar atento para não comer veneno achando que é saudável.
    Bom blog!
    Abraço,
    Cesar

    ResponderExcluir
  10. como fazer carne de soja sem ovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, temos várias receitas com carne de soja aqui no blog, que não utilizam ovo em sua preparação. Para citar dois exemplos:

      - Bife de Soja à Milanesa
      - Carne de Soja de Panela com Batata

      Espero que tenha gostado das sugestões... Abraço!

      Excluir
  11. Uau, adorei essa em lascas! Pena que nunca vi por aqui :(

    ResponderExcluir
  12. Amei!!! estou aderindo a dieta vegetariana a pouco tempo e só conhecia granulada, mas essa em lascas como bifes, eu não conhecia, vou procurar, adorei a dica!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...