Como hidratar a proteína de soja

Como hidratar a proteína de soja
Uma das principais e mais importantes etapas na preparação de pratos feitos com a proteína texturizada de soja está na hidratação. É nessa etapa que está todo o segredo para que a PVT fique apta a absorver bem o tempero e, assim, você consiga preparar um prato saboroso.

Veja a seguir como hidratar a PVT corretamente. Esse procedimento serve tanto para a proteína de soja graúda como para a granulada.

1. Ferva em uma panela a quantidade de água necessária para cobrir toda a PVT. Com a água fervendo, coloque toda a PVT;

2. Tampe a panela e aguarde de 1 a 3 minutos (o tempo pode variar de acordo com o tamanho e a marca da PVT);

3. Confira se a textura da PVT é a de uma esponja. Se ela estiver macia, é sinal de que está pronta;

4. Escorra a PVT com o auxílio de um escorredor e retire o restante da água espremendo-a com a mão.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

33 comentários:

  1. Pois é, esse é o métido que tenho utilizado, embora muitas receitas indiquem para que simplesmente se coloque a proteína de molho em água. Mas fica estranho...
    Como sempre, este blog está maravilhoso e cada vez mais famoso!
    Parabéns, menina!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho usado hidratá-la através do líquido dos outros ingredientes do preparo.

    Assim, se vou fazer um refogadinho com legumes, refogo-a inicialmente com cebolas e alhos, depois um tantinho só de água de forma que este tempero possa modificar a superfície da proteína e com isto abrí-la para receber novos sabores e modificar sua textura.

    A seguir, coloco os demais ingredientes e, desta forma, através de cozimento lento, os líquidos dos mesmos são absorvidos pela soja dando-lhe, inclusive, mais sabor.

    Somente adiciono sal ao final da preparação.

    Quando necessário hidratar antes (caso raro) uso caldo de legumes (industrializado), dissolvido em água quente. Nunca fervida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos, é altamente recomendado lavar bem a soja antes de usar. No processo de industrialização, utilizam muitos químicos (como soda cáustica) para extração da gordura da soja. Portanto antes de utilizar lave bem, faz bem pra sua saúde e tira o gosto de papelão.

      Eu ponho a soja de molho com 1 limão espremido, deixo assim por 15min, depois espremo bem a soja pra ela ficar sem água nenhuma. Ai ela esta pronta para absorver os sabores dos temperos.

      Excluir
    2. Excelente dica, Jonathan! A dica de Carlinhos tb é interessante, dando a PTS um sabor interessante.

      Excluir
    3. Perfeito Jonathan, utilizo a mm técnica, o limão é fundamental!

      Excluir
    4. Usar um pouquinho de vinagre tambem é mto bom p tirar o amargo

      Excluir
    5. Eu acrescentaria uma ou duas trocas de água. .. espremo bem, lavo, espremo novamente, lavo umas 4 ou 5 vezes e esprema bem a água no final. Melhorou muito o sabor, a absorção dos temperos.

      Excluir
  3. Também costumo usar o líquido de outros ingredientes para hidratar a proteína. Como exemplo ,costumo refogar a proteína seca com alho e azeite e depois acrescento o arroz.Cozinho normalmente e o resultado é um delicioso arroz que as crianças daqui adoram !

    ResponderExcluir
  4. Eu faço exatamente dessa maneira!

    Às vezes coloco caldo de legumes ou curry na água, para deixar sabor.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Meu nome é Deise Klemm e tenho uma dica de como hidratar o PVT.
    Para uma xícara de PVT, seja em cubos, ralada ou em tiras, acrescento uma xícara de água fervendo e meio limão espremido, misturo e deixo repousar até que absorva toda a água no caso de ser a PVT ralada, no caso de cubo ou tira, deixo até ficarem esponjinha, pois o formato impede que toda a água seja absorvida, então nestes dois últimos casos é nescessário escorrer a água e utilizar normalmente.
    PORQUÊ USO O LIMÃO?Porque ele ajuda a PVT absorver o sabor de caldos de legumes ou o próprio sabor do ingrediente natural acrescentado...gosto de inventar receitas e fazer muitas experiências na cozinha, e acreditem, há diferença no sabor...experimentem!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Também uso o limão! Recomendo! Ps- deve-se hidratar e retirar todo o líquido pois ele contém fatores antinutricionais que interferem na absorção de nutrientes.
      Abraços a todos!

      Excluir
    2. Excelente dica, muito bom.

      Excluir
  6. maravilha a dica do limão!!!
    muito grata por tudo!

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu li em algum lugar que o melhor é hidratar a pts com água gelada, e até colocá-la com a água na geladeira. Eu hidrato assim e fica bom ! Vou testar com a água quente !

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. aaaaa q delicia de blog!!!! uma amiga minha q encaminhou o link pra mim... ja repassei pra minha mae tb!!!! a questao eh... primeiro nao aguento mais cozinhar sempre a mesma moida com vegetais refogado.... quero algo novo!!! adorei a ideia do limao...vou tentar!!! e outra coisa...um amigo meu disse q pra chegar nessa forma de proteina texturizada a soja passa por muitos processos quimicos... malefico a saude!!! alguem sabe a respeito!??! grata mariane australia!

    ResponderExcluir
  9. Quando fiz assim não ficou com bom. Mas agora que sigo o que está no verso da embalagem, que é hidratar com limão, Quase não consigo parar de comer de tão gostosa, até meu marido que não gostava agora pede pra fazer.

    ResponderExcluir
  10. Eu desenvolvi uma maneira da PVT ficar mais saborosa e absorver melhor os temperos. Faço exatamente da maneira descrita acima, mas adiciono uma colher de sobremesa de vinagre (qualquer que seja). A PVT fica mais macia, absorve melhor os temperos e tira um pouco do sabor doce natural da proteína. É uma dica :D

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal,

    Sou nova por aqui e também como vegetariana.
    Meu amigo foi quem me passou o link do blog.
    As dicas são preciosas!

    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que gostou do blog, Amanda... Espero que ele seja um aliado nessa nova fase da sua vida. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Nossa!!!! Estou adorando essas dicas!!! Pois tbm sou nova e estou querendo me aderir ao vegetarianismo! Por muitos motivos!!! Vou usar as dicas e fazer em casa depois conto a vcs!!!! bjos a todos.....

    ResponderExcluir
  14. Eu já preparei de diversas maneiras, fui vegetariana por anos. Agora gostaria de voltar a ser. Só queria entender porque é que eu passo TÃO MAL com a soja? Me dá problemas digestivos absurdos. Alguém poderia me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilitu, melhor é você consultar um médico. pode ser sério. Abs!

      Excluir
  15. não acredito que o produto por passar por um processo químico, seja nocivo à saúde, eu o uso a pelo menos 10 anos e me sinto muito bem. obrigado.

    ResponderExcluir
  16. esse site é maravilhoso vai me ajudar muito .. vou tentar aprender algumas receitas vegetarianas ...

    ResponderExcluir
  17. Me tornei vegetariana a cinco meses eu e meu esposo, quero agradecer a este site que ja tenho como favorito, ele me ajuda demais no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Rosana... Saber disso me deixa muito feliz. Obrigada por comentar. Abraço!

      Excluir
  18. Acabei de baixar umas dicas de vegetarianismos para crianças. Muito bom o site.
    Grata e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... Obrigada por comentar. Abraço!

      Excluir
  19. Estou deixando de comer carne. Tenho buscado informações sobre alimentação vegetariana e aqui tenho encontrado grande ajuda. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso, Viviane... Abraço!

      Excluir
  20. Amigos..eu uso o PTS da seguinte forma: Refogo o tempero e adiciono o pts sem deixar de molho juntamente com os legumes refogo um pouco mais e acrescento a agua...ele absorve todo o tempero e fica muito mais saboroso...experimentem...

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado pelas dicas.Vou colocar em pratica..Abraçossessão..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz Carlos... Seja sempre bem-vindo no nosso cantinho! Fico feliz que tenha gostado das dicas. É muito bom receber um feedback dos leitores. Abraço! ♥

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...