Semente de Linhaça

Semente de LinhaçaOriginária de uma planta de uso milenar, a semente de linhaça apresenta excelentes propriedades nutritivas e medicinais

Origem - Não se sabe ao certo qual a origem do linho ou linhaça. Acredita-se que essa planta de cultivo milenar seja asiática. O linho é mencionado no Antigo Testamento e era usado pelos antigos egípcios para confecção do tecido que envolvia as múmias. Recentemente, arqueologistas encontraram em uma pequena vila próxima ao rio Tigre, na Turquia, uma ferramenta envolvida em um pano de linho. Esse artefato foi datado de aproximadamente 7.000 a.C., sendo o tecido mais antigo já descoberto pelo homem. Como alimento, alguns historiadores acreditam que as sementes de linhaça já eram utilizadas na Grécia Antiga (700 a.C).

Propriedades Nutricionais - Cada 100 gramas de semente de linhaça apresentam aproximadamente 490 calorias. A linhaça contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno. E ainda apresenta ferro, zinco e uma pequena quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Cerca de 39% da sua composição é de óleo. Desse total, a maior parte é formada por ômega-3 (57%) e ômega-6 (16%), tipos de gordura polinsaturadas que devem ser obtidas através da alimentação, pois não são produzidas pelo corpo. Além do ômega-3 e ômega-6, 9% são gorduras saturadas e 18% monoinsaturadas. Tanto a semente amarela quanto a marrom apresentam as mesmas propriedades nutricionais.

Propriedades Medicinais - A semente de linhaça é considerada um alimento funcional. Isso porque, além das suas propriedades nutritivas, ela contém substâncias capazes de prevenir doenças. Por ser rica em ômega-3 e ômega-6, a semente de linhaça atua na prevenção de problemas cardiovasculares e ajuda na construção de moléculas de hemoglobina, exercendo ação antioxidante e de renovação celular. Uma colher de chá de óleo de linhaça ou uma colher e meia de sopa da semente moída, garante a ingestão de todo ômega-3 que uma pessoa precisa. A linhaça também é excelente na regularização das funções intestinais e indicada para diabéticos, por ser capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos apontam que a linhaça pode ajudar na prevenção da obesidade.

Curiosidades - A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais. Antigas culturas consideravam a linhaça uma planta abençoada. Eles acreditavam que ela era capaz de trazer fortuna, restaurar a saúde e proteger contra a feitiçaria. Para os egípcios, o linho branco tinha uma ligação direta com a deusa Ísis, sendo um símbolo de luz divina e pureza.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Receitas relacionadas:

- Pão de Quinua Germinada
- Suco Vivo ou Suco da Luz do Sol
- Granola
- Pó Fortificante
- Canelone Integral com Abóbora e Espinafre
- Escabeche de Abobrinha
- Pastel Assado de Proteína de Soja

Saiba mais:

Clique aqui para comprar
Livro: A Importância da Linhaça na Saúde
Autora: Conceição Trucom
Editora Alaúde
COMPRAR
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...