Morango

MorangoPor Viviane Pereira

Considerado falso fruto, em formato de coração, com odor adocicado e da cor da paixão, o morango é tão tentador que bem poderia ter sido a fruta oferecida no paraíso. Mas esse pequeno fruto promete levar ao paraíso quem se propõe a saboreá-lo

Nome

Moranicum é a palavra do latim vulgar que deu origem ao nome em português. É derivado do latim clássico mórum, relativo ao fruto da amoreira. O nome científico, Fragaria vesca, vem do latim fraga, que dá origem à nomeação da fruta em outros países, como fraise em francês, fragola em italiano e fresa em espanhol - na Espanha, porque na América Latina, o castelhano chama o morango de frutilla. Diferente de todos esses, o inglês strawberry pode ser entendido, em livre tradução, como pequeno fruto carnoso (berry é sinônimo de baga, forma genérica de nomear um fruto carnoso comestível).

Origem

Em seu livro Fruticultura Brasileira, Pimentel Gomes avisa que o morangueiro tem, na maior parte das espécies, origem na Europa e na América Meridional. Há registro dessa planta desde o século 14. Acredita-se que no século 15 teve início o cultivo do morango de forma sistemática, o que foi provocando mudanças, aprimorando o sabor e aumentando seu tamanho, sem mudar suas características originais.

O botânico português Pio Corrêa cita espécies nativas de regiões temperadas, mas registra que os morangos que conhecemos são resultado de união de diferentes variedades, entre elas as encontradas nas Américas quando o fruto europeu chegou pela mão do colonizador. Espécies descobertas na América do Norte e no Chile foram levadas para a Europa e o cruzamento dessas variedades, talvez casualmente em viveiros europeus, deu origem ao morango como é conhecido hoje.

Propriedades nutricionais

Os ácidos cítrico e málico e os açúcares presentes no morango dão a ele o sabor adocicado e cítrico. A nutricionista do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas e Complementares do Recife (PE), Thaisa Santos Navolar, afirma que sua coloração avermelhada tem origem na antocionina, um pigmento vegetal. "Esta substância atua na prevenção da degeneração celular."

Apesar dos benefícios da fruta, a nutricionista chama atenção para algumas contra-indicações, avisando que o morango pode provocar reação alérgica devido ao ácido salicílico. "Indivíduos com diverticulite também devem evitar seu consumo, pois as sementes do morango podem provocar reação inflamatória caso fiquem alojadas no divertículo."

Ela faz um alerta também sobre cuidados com o consumo, citando recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que demonstra que o morango está entre os alimentos com maior número de pulverizações de agrotóxicos no cultivo, deixando grande parte da produção com limite acima do recomendado. A opção é consumir alimentos de origem agroecológica ou orgânicos.

Outra vantagem do morango ressaltada por Thaisa é o baixo valor calórico da fruta, entre outros benefícios nutricionais, que ela demonstra abaixo.

Composição nutricional do morango
Propriedades medicinais

"A alta concentração de vitamina C neste alimento amplia seu papel como antioxidante e atua ainda sobre o sistema imunológico", avisa a nutricionista Thaisa Navolar.

Ela comenta que estudos nos Estados Unidos consideraram o morango como a fruta com maior poder antioxidante. "Outras substâncias presentes no morango são: a querticina, o ácido eálico e o fenólico, todos com propriedade antioxidante e com ação nos radicais livres, que provocam envelhecimento precoce das células", diz. Segundo pesquisadores da área, o consumo diário de substâncias antioxidantes pode criar uma ação protetora contra os processos oxidativos do organismo. As chamadas 'substâncias reativas oxigenadas' - entre as quais os radicais livres - podem estar relacionadas a diversas patologias, como o câncer, aterosclerose, diabetes, artrite e doenças do coração."

Thaisa destaca ainda que além da ação antioxidante, estudos apontam que o morango tem outras propriedades, entre elas atividade anti-inflamatória em doenças como o reumatismo e a gota.

Curiosidades

O morango é chamado de falso fruto - ou pseudofruto - porque na verdade a parte polpuda que comemos é o que abriga os chamados aquênios, aqueles grãozinhos minúsculos presentes na superfície do morango, que são os verdadeiros frutos. Aparecendo em coloração amarela ou preta, esses grãozinhos são comumente conhecidos como sementes.

Essa fruta exótica é comemorada em várias partes do Brasil em festas que levam seu nome. Uma das mais tradicionais, a de Atibaia (SP), completa 30 anos esse ano e será realizada de 3 a 19 de setembro. Há ainda festas do morango em outras cidades de São Paulo, como Monte Alegre do Sul. Tem também a Festa do Morango de Brasília e a de Pouso Alegre, uma das principais cidades produtoras da fruta em Minas Gerais.

"Comer os morangos da vida" é uma expressão que ficou conhecida para indicar que, apesar dos problemas do dia-a-dia, é preciso saber aproveitar as coisas boas que acontecem, mesmo nos momentos de maior dificuldade. Para ilustrar essa expressão há uma lenda popular que conta a história de um homem que ficou pendurado na beira de um abismo, acuado por um urso que o perseguia. Quando ele olhou para baixo, viu onças esperando para devorá-lo. No desespero e sem saber que atitude tomar, o homem olhou para o lado e viu um morango vermelho brilhando ao sol, fez um grande esforço para esticar seu corpo e pegar o fruto, que saboreou como a mais rica iguaria da terra.

Fonte: Revista dos Vegetarianos - agosto/2010


Receitas relacionadas:

» Bolo de Morango
» Suco de Morango, Açaí e Aveia
» Torta de Morangos
» Sorbet de Morango
» Crostata de Morangos
» Salada de Frutas Especial
» Suco de Morango Cremoso
» Beijinho de Morango
» Salada de Espinafre e Morango
» Batida de Beterraba, Morango e Nozes
» Geleia de Morango
» Suco de Morango com Tangerina
» Torta Chocookie
» Ponche de Criança
» Salada de Frutas no Abacaxi
» Milk Shake de Banana e Morango
» Compota de Morangos
» Papinha de Morango
» Quentão com Morango

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...