Mude seus hábitos, previna o diabetes

Mude seus habitos, previna o diabetesO diabetes é uma doença crônica que aparece quando o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la adequadamente para suprir suas necessidades. O motivo é a alta taxa de glicemia encontrada no corpo.
As pessoas portadoras de diabetes tem que mudar hábitos, para ter uma vida saudável, além de estarem alertas para os níveis de glicose no sangue, para que sejam bem controlados.

O diabetes reduz a expectativa de vida do paciente em até 7 anos, e a maioria das causas está associada aos maus hábitos de vida, como alimentação rica em gorduras e a falta de exercícios físicos, além do estresse e do fator hereditariedade.

Quais os tipos de diabetes?

Tipo 1 – Chamado de diabetes juvenil, aparece, na maioria das vezes, antes dos 30 anos em crianças e jovens, e é responsável pela deficiência quase completa de insulina no organismo.

Tipo 2 – O mais comum, que acomete mais de 90% dos diabéticos. Geralmente aparece em quem está acima dos 30 anos e evolui sem dar sinais de sua presença. A insulina no sangue pode estar aumentada, mas não funciona adequadamente: é o que se chama de resistência à insulina. Está também associado aos maus hábitos de vida como a obesidade e o sedentarismo.

Diabetes Gestacional – É temporário e ocorre no período da gestação, causado pelos hormônios da gravidez, que aumentam a glicose no sangue e diminuem a ação da insulina.

Algumas características decorrentes do diabetes

- Aumento da vontade de urinar.

- Sede excessiva.

- Fome constante.

- Cansaço permanente.

- Cicatrização lenta de ferimentos.

- Formigamento ou ardor nas extremidades das mãos ou dos pés.

- Perda ou ganho de peso.

- Problemas de visão.

- Infecções recorrentes de pele, gengiva ou couro cabeludo.


Fatores de risco

Hereditariedade – pessoas com parentes diabéticos têm maior probabilidade de vir a ter a doença.

Sedentarismo – A inatividade física contribui para o acúmulo de açúcar no sangue. A prática regular de atividade física evita a alta nas taxas de glicemia.

Estresse – Sob pressão constante, o organismo aumenta a produção dos hormônios adrenalina e cortisol, que inibem a ação da insulina.

Triglicérides elevados – Altas taxas desse tipo de gordura no sangue inibem a ação da insulina.


Diagnóstico

Avaliação dos níveis de glicose no exame de sangue e pelo exame de urina, chamado glicosúria.


Recomendações

- Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.

- Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se de que elas também possuem um tipo de açúcar (frutose).

- Mexa-se! Praticar exercícios físicos, 30 minutos por dia é essencial para evitar a obesidade e melhorar a circulação dos vasos sangüíneos.

- Cuidado com alimentos light. Eles podem conter açúcar. O alimento diet é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro. Por exemplo, o açúcar pelo adoçante (indicado para o diabético). Já o light é o alimento que contém uma porcentagem menor de um ingrediente (por exemplo: gordura, açúcar) e nem sempre é indicado para o diabético – refrigerante light contém açúcar.

- Evite o sal de cozinha e outros alimentos como: sopas de pacote, maionese, molhos prontos, queijo parmesão e frituras no geral, pois eles contém sódio que podem elevar a pressão arterial.

Fonte: Mundo mais Orgânico

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...