
As pessoas portadoras de diabetes tem que mudar hábitos, para ter uma vida saudável, além de estarem alertas para os níveis de glicose no sangue, para que sejam bem controlados.
O diabetes reduz a expectativa de vida do paciente em até 7 anos, e a maioria das causas está associada aos maus hábitos de vida, como alimentação rica em gorduras e a falta de exercícios físicos, além do estresse e do fator hereditariedade.
Quais os tipos de diabetes?
Tipo 1 – Chamado de diabetes juvenil, aparece, na maioria das vezes, antes dos 30 anos em crianças e jovens, e é responsável pela deficiência quase completa de insulina no organismo.
Tipo 2 – O mais comum, que acomete mais de 90% dos diabéticos. Geralmente aparece em quem está acima dos 30 anos e evolui sem dar sinais de sua presença. A insulina no sangue pode estar aumentada, mas não funciona adequadamente: é o que se chama de resistência à insulina. Está também associado aos maus hábitos de vida como a obesidade e o sedentarismo.
Diabetes Gestacional – É temporário e ocorre no período da gestação, causado pelos hormônios da gravidez, que aumentam a glicose no sangue e diminuem a ação da insulina.
Algumas características decorrentes do diabetes
- Aumento da vontade de urinar.
- Sede excessiva.
- Fome constante.
- Cansaço permanente.
- Cicatrização lenta de ferimentos.
- Formigamento ou ardor nas extremidades das mãos ou dos pés.
- Perda ou ganho de peso.
- Problemas de visão.
- Infecções recorrentes de pele, gengiva ou couro cabeludo.
Fatores de risco
Hereditariedade – pessoas com parentes diabéticos têm maior probabilidade de vir a ter a doença.
Sedentarismo – A inatividade física contribui para o acúmulo de açúcar no sangue. A prática regular de atividade física evita a alta nas taxas de glicemia.
Estresse – Sob pressão constante, o organismo aumenta a produção dos hormônios adrenalina e cortisol, que inibem a ação da insulina.
Triglicérides elevados – Altas taxas desse tipo de gordura no sangue inibem a ação da insulina.
Diagnóstico
Avaliação dos níveis de glicose no exame de sangue e pelo exame de urina, chamado glicosúria.
Recomendações
- Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade de absorção dos carboidratos.
- Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se de que elas também possuem um tipo de açúcar (frutose).
- Mexa-se! Praticar exercícios físicos, 30 minutos por dia é essencial para evitar a obesidade e melhorar a circulação dos vasos sangüíneos.
- Cuidado com alimentos light. Eles podem conter açúcar. O alimento diet é o alimento modificado em que um ingrediente é substituído por outro. Por exemplo, o açúcar pelo adoçante (indicado para o diabético). Já o light é o alimento que contém uma porcentagem menor de um ingrediente (por exemplo: gordura, açúcar) e nem sempre é indicado para o diabético – refrigerante light contém açúcar.
- Evite o sal de cozinha e outros alimentos como: sopas de pacote, maionese, molhos prontos, queijo parmesão e frituras no geral, pois eles contém sódio que podem elevar a pressão arterial.
Fonte: Mundo mais Orgânico
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!