Refrigerante - bebida nada saudável

Refrigerante - bebida nada saudávelPesquisa alerta para os riscos do refrigerante. Obesidade e diabetes são sintomas de síndrome causada pelo excesso da bebida

Ficou com sede? Então, pense bem antes de optar por um refrigerante. De acordo com um estudo feito nos EUA, a bebida favorece o desenvolvimento de problemas cardíacos e uma série de outras complicações. Publicada na revista do American Heart Institute, a pesquisa afirma que as pessoas que ingerem refrigerante diariamente estão mais propensas a desenvolver a síndrome metabólica, que na verdade, é uma série de complicações clínicas.

Segundo os médicos responsáveis pelo trabalho, da Universidade de Boston, entre as características da síndrome estão: diabetes, hipertensão, baixo nível do colesterol bom (HDL), circunferência abdominal acima da média - levando-se em consideração idade, peso e altura de cada indivíduo - e obesidade. Apresentando três ou mais desses sintomas, a síndrome já pode ser diagnosticada.

Refrigerante - bebida nada saudávelFoi justamente a desconfiança na relação entre refrigerantes e obesidade que fez os pesquisadores levarem o estudo adiante. Diante de diversos relatórios médicos, tanto norte-americanos como europeus, apontarem um número crescente de crianças, adolescentes e adultos obesos, e um aumento no consumo da bebida, os estudiosos não tiveram mais dúvidas.

Realizada com 6.154 pessoas na faixa dos 50 anos de idade, a pesquisa durou quatro anos e constatou que dos 4.095 participantes que consumiam menos de um copo de refrigerante por dia, 765 desenvolveram sintomas da síndrome metabólica. Já dos 2.059 pesquisados que relataram beber por dia mais de 300 ml de Coca-Cola, Pepsi, Sprite ou qualquer outra bebida gasosa, diet ou não, mais de 470 exibiram um quadro clínico comlicado. Segundo os pesquisadores, durante o período de observação, as chances de uma pessoa desenvolver a doença foram de 48% nos casos em que o consumo era de mais de uma dose diariamente.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), no Brasil existem mais de 10 milhões de obesos, sendo que a maioria está concentrada na região Sudeste. Já nos EUA são mais de 130 milhões de pessoas acima do peso ou obesas, segundo a Associação de Controle de Peso (WIN).

Fonte: Revista dos Vegetarianos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...