Alimentação Saudável

Alimentação SaudávelOs avanços tecnológicos na área da nutrição têm nos propiciado o conhecimento mais amplo dos alimentos. Nos últimos anos, temos ouvido falar muito em alimentos funcionais, fitoquímicos, probióticos, prebióticos, enfim, são tantos termos que muitas vezes pensamos ser quase impossível ter uma alimentação adequada.

Os alimentos intitulados funcionais são aqueles que contêm algum componente que traz benefícios à saúde, além dos nutrientes necessários ao organismo. Mas, para você diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, é necessário uma boa alimentação - ou seja, uma alimentação balanceada. De nada adianta tomar uma cápsula de um componente funcional (o licopeno ou betacaroteno, por exemplo) e consumir muitos alimentos ricos em gordura animal ou gordura hidrogenada (encontrada em produtos industrializados), açúcares, doces e bebidas alcoólicas.

O licopeno é um carotenóide presente em diversos alimentos, como tomate, melancia e goiaba. Ele dá cor avermelhada a eles. Alguns estudos indicam que o consumo constante desses alimentos auxilia na redução do risco de alguns tipos de câncer, como o de próstata. Já o betacaroteno também é um carotenóide que age como um poderoso antioxidante, auxiliando na diminuição dos radicais livres do organismo. Está presente, por exemplo, no mamão, na cenoura e no melão.

Conheça outros alimentos com propriedades funcionais:

Aveia: rica em fibras, pode diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de cólon e auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo quando ingerido diariamente (crua ou cozida).

Maçã: tem propriedades antioxidantes e é rica em fibras solúveis. A ingestão regular de maçã também ajuda a reduzir as taxas do colesterol prejudicial ao organismo, prevenindo problemas cardíacos.

Uva: a casca da uva, utilizada na preparação do vinho tinto e no suco de uva, contém fitoquímicos conhecido por terem quercetina, que aumenta o colesterol bom (HDL) no sangue, prevenindo doenças cardíacas. Dê preferência ao suco de uva em vez do vinho.

Brócolis: por ter substâncias bioquímicas conhecidas como indóis e isotiocianatos, previne alguns tipos de câncer e pode auxiliar na redução de colesterol.

Sementes: ricas em gordura benéfica (insaturada) que auxilia no nível de colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL), auxiliam na prevenção de doenças cardíacas. São excelentes fontes de vitamina E e têm poder antioxidante.

Prebióticos e Probióticos

Prebióticos também são considerados alimentos funcionais. São definidos como suplemento alimentar constituído por microorganimos vivos que auxiliam no equilíbrio microbiano intestinal. Auxiliam no bom funcionamento do intestino e podem ser utilizado para combater a constipação ou no tratamento da diarréia. Bons exemplos de probióticos são os iogurtes, mas preste atenção: precisa ser iogurte com bactérias vivas - ou seja, com os prebióticos.

Os probióticos conhecidos são Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Esses microorganismos são adicionados comumente no leite. Ao serem ingeridos, eles agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico, que favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis.

Prebióticos são alguns tipos de fibras contidas nos alimentos. São consideradas a parte dos carboidratos não digerível pelo organismo, podendo auxiliar na manutenção da flora intestinal, prevenindo a constipação intestinal e a diarréia. Uma outra propriedade é auxiliar na redução da absorção de açúcares e gorduras. As fibras estão presentes nos alimentos de origem vegetal. Entre as mais conhecidas estão os frutoologosacarídeos (FOS), presentes na cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, yacon e a inulina encontarda principalmente na chicória. A inulina extraída da chicória é produzida e comercializada e pode ser utilizada para aumentar o teor de fibra da dieta.

Outra função importante dos prebióticos, por equilibrar a flora intestinal: eles aumentam a absorção de alguns nutrientes como o cálcio e o ferro.

Para obter esses benefícios, acrescente na sua alimentação do dia-a-dia iogurtes com lactobacilos vivos, cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, yacon, chicória e, de uma forma geral, consuma frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Muita saúde!

Por Andrea Galante - Mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição.

Fonte: Folha Online - Publicado em 24.04.2007

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...