Vegetarianismo como alternativa

"Uma dieta centrada na carne é geradora das principais doenças que levam ao óbito nas sociedades ocidentais", é o que afirma Marly Winckler, socióloga catarinense, em entrevista concedida à revista IHU On-Line, a ser publicada no próximo dia 14 de agosto. Marly foi uma das organizadoras do I Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-Americano, realizado em São Paulo, na última semana.

A pesquisadora define o vegetarianismo como uma contraproposta, um regime alimentar que não tem só a ver com comida, e sim uma postura de vida. Trata-se de "pessoas que estão preocupadas com um mundo novo, um mundo melhor, que eu acho que é a maioria, pois ninguém está satisfeito com as coisas do jeito que estão".

Marly destaca que os maus tratos na criação de animais, enfatizados na obra de Peter Singer, Animal Liberation, livro que ela traduziu, revela um dos piores aspectos da criação de animais para a alimentação. "Cem por cento dos suínos são criados confinados, impedidos dos seus instintos mais básicos e separados da família. Não conhecem a família e vivem em um estresse muito grande. Os criadores são obrigados a ministrar a eles grandes doses de antibióticos, utilizando até hormônios de crescimento, embora seja proibido".

Outra questão que merece atenção, segundo ela, é a poluição que a indústria da carne produz. "A principal indústria que utiliza a água e contamina é a indústria da carne. Além de ser utilizada na plantação do pasto, cereais e soja etc., os animais bebem muita água. E, finalmente, eles geram muitos dejetos".

Confira esta entrevista na íntegra, na edição número 191 da IHU On-Line. Se preferir, faça o download da edição em formato PDF.

Publicado em 11.08.2006

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...