Você sabe o que é ser vegano?

Muitas pessoas ainda não conhecem este termo. É uma palavra relativamente nova e que não consta na maioria dos dicionários. Veganismo é uma filosofia de vida, e vegano, quem a segue no seu dia a dia.

Para começar podemos dizer que veganos são vegetarianos. Você sabe o que é ser vegetariano. Vegetarianos não comem carne. Existem algumas motivações para tornar uma pessoa vegetariana. Alguns são vegetarianos por questões de saúde. Outros por questões religiosas. Algumas pessoas por terem nojo de carne. Alguns por terem piedade dos animais.

Os veganos têm outra motivação. Os veganos reconhecem que os animais têm direitos. Principalmente direito à vida e à liberdade. Para serem coerentes com este princípio, os veganos são contra a exploração dos animais, seja para quaisquer fins. Portanto, contra a utilização dos animais como comida (carne, leite, etc), vestuário (casacos de pele, sapatos e cintos de couro), diversão (rodeios e circos), experiências científicas, comércio de animais, etc.

Os veganos acreditam que o planeta existe para os homens e para os animais, e que é possível para a humanidade seguir seu curso sem explorar as outras espécies. De certa forma comparam o especismo (atitude tendenciosa de alguém a favor dos interesses de membros de sua própria espécie e contra os de outras) ao racismo e ao sexismo.

O veganismo não é apenas um movimento de defesa dos direitos dos animais. Ele também tem reflexos em outras áreas da nossa vida.

Na nossa saúde: apesar de muitas pessoas acreditarem que nosso corpo necessita de alimentos de origem animal, a realidade é exatamente o oposto. Muitas doenças cardíacas, vasculares, dermatológicas e alérgicas estão relacionadas à ingestão de carnes, gorduras e leite. Veganos e vegetarianos estatisticamente são mais saudáveis que onívoros.

No meio ambiente: existe uma relação importante entre o consumo de carne e a devastação do meio-ambiente. As últimas florestas como a Amazônia, são devastadas para virar pasto, ou para plantar soja para fazer ração para alimentar milhões de cabeças de gado. Os gases emitidos pelo metabolismo destes ruminantes contribuem significativamente para o efeito estufa e o aquecimento global, e a uréia dos seus excrementos contamina o solo e os rios. A água doce cada vez mais escassa é utilizada abundantemente na criação industrial.

No combate à fome: uma tonelada de vegetais para alimentar as pessoas equivale a uma tonelada de alimentos, porém uma tonelada de vegetais para alimentar o gado vai se transformar em menos de 200 quilos de carne, ou seja, desperdiçamos 80% deste alimento para convertê-lo em carne, o que é extremamente ineficiente para um planeta com milhões de pessoas passando fome. Se todos fossem vegetarianos poderíamos ter cinco vezes mais alimentos disponíveis e ainda preservar nossas últimas florestas.

Portanto, ao se tornar um vegano, você contribui com os animais, com sua saúde, com o planeta e o meio ambiente. Pense nisso e leia mais sobre o assunto.

Por Wilson Grassi - Médico veterinário, vegano, autor do livro Seja Vegano

Fonte: www.wilsonveterinario.com.br

4 comentários:

  1. Excelente! A informação é a melhor arma contra a violência e a ignorância. Valeu! Abraços veganos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Andréa... Informação é tudo. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...
    Informações precisas, que precisam ser divulgadas.
    Desconhecia 70% de todo o abordado.
    Creio estar a meio caminho de ser uma vegana...por gostar muito de frutas, verduras e legumes só me falta abolir alguns itens.
    Obrigadinha...
    Bjins
    Mary

    ResponderExcluir
  4. Mary Nova, fico feliz que tenha gostado do artigo. E mais ainda por pensar na possibilidade de se tornar vegana. Espero que o Cantinho Vegetariano possa contribuir pelo menos um pouquinho nesse processo. Conte comigo. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...