Pimenta sem Preconceito

Se você sente arrepios diante de uma pimenta, saiba que está perdendo um mundo de aromas e sabores. Conheça este maravilhoso universo!

Para começar, nem todas as pimentas são ardidas e as que são apresentam diferentes graus de picância. Existem ainda as pimentas aromáticas, ou de cheiro, que, como diz o nome, enriquecem as preparações com seus deliciosos aromas. As chamadas pimentas hortícolas (diferentes das piperáceas, que inclui a família da pimenta-do-reino), assim como os pimentões, pertencem ao gênero Capsicum (do grego Kapto, que significa picar) e seus nomes variam conforme a região. Portanto, decifrá-las é um trabalho complicado. Selecionamos algumas delas:



1 - Malagueta: muito usada em todo o País, de onde é originária, apresenta frutos verdes que se tornam vermelhos quando maduros.

2 - Dedo-de-Moça: uma das mais populares, tem sua picância suavizada se retiradas as suas sementes. Quando seca e picada, passa a ser chamada de pimenta calabresa.

3 - Scotch Bonnet: bem picante, é muito popular na Jamaica e começa a ficar mais conhecida por aqui. Acredita-se que seja originária do México.

4 - Pimenta-de-Bode: amarela ou vermelha, é bem picante e aromática.

5 - Pimenta-Biquinho: seu nome é derivado do seu formato, que aliado à bela cor a tornam bastante decorativa. Existe uma variedade levemente picante e outra sem ardência.

6 - Cambuci: também conhecida como chapéu-de-frade, faz parte do grupo das chamadas pimentas-doces, por não ser picante. Pode ser frita, recheada ou preparada em conserva.

7 - Pimenta-de-Cheiro-do-Pará: também conhecida como pimenta- de-cheiro-do-norte, é muito perfumada, tem sabor suave e apresenta cores que vão do verde ao laranja, passando pelo amarelo.

8 - Pimenta Americana: não é picante e pode ser recheada e frita.

Texto: Solange Souza - Fotos: Murillo Constantino - Fonte: Revista Menu


Leitura recomendada:

Ilustrado com belíssimas fotografias, O Livro das Ervas, Especiarias e Pimentas reúne textos sobre a origem, os usos e curiosidades de quarenta condimentos encontrados no Brasil. No final do livro, uma seleção de dicas dá informações práticas para melhor aproveitar os temperos na cozinha e fala sobre as combinações de ervas, especiarias e pimentas usadas na culinária típica de países tão diferentes quanto a Argentina, a França e o Marrocos.

Para comprar clique aqui

Um comentário:

  1. Amo pimenta e acho lindos (sempre preparo) aqueles potes enormes bem coloridos de molho. Hélida

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...