Ingredientes
300 g de tofu
1 colher de sopa de maisena
Óleo de amendoim para fritar
Para o molho agridoce:
2 colheres (sopa) de maisena
1/2 copo de caldo de legumes
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz (ou de maçã)
2 colheres (sopa) de saquê (ou vinho do Porto)
1 colher (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de molho inglês
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
Preparo
Prepare o molho agridoce. Numa vasilha, dissolva a maisena no caldo de legumes quente. Acrescente o vinagre, o catchup, o molho inglês, o molho de soja, o açúcar, o sal e o saquê. Emulsione bem os ingredientes e coloque-os numa panela pequena, levando ao fogo alto para reduzir por cerca de 3 minutos.
Peneire a maisena numa tigela, corte o tofu em cubos e passe-os na maisena, revestindo uniformemente todos os lados. Numa panela wok, esquente bastante óleo de amendoim e frite os cubos de tofu por 5 a 6 minutos, mexendo sempre, até estarem bem dourados.
Retire o tofu com a escumadeira e deixe-o por alguns instantes sobre o papel toalha para eliminar o excesso de óleo. Distribua os cubos fritos em pratos e tempere cada porção com 2 ou 3 colheradas de molho agridoce. Ponha o molho restante numa cumbuca e sirva.
Rendimento: 6 porções
Fonte
DELICIA DE TOFU
ResponderExcluirVOU EXPERIMENTAR
ADORO COMIDINHAS ASSIM, APESAR DE NÃO SER VEGETARIANA
BEIJO
LINDA E FELIZ PASCOA
Elaine,
ResponderExcluircuidado ao utilizar molho inglês: muitas marcas incluem extrato de carne ou de achovas em sua composição.
Mesmo verificando o rótulo, os importados podem incluir escondidos em "natural flavorings". Uma amiga leu o rótulo do molho inglês da marca brasileira Kenko e não havia extrato de carne listado. Entretanto, ao procurar online pela lista de ingredientes do mesmo, lá estava.
Ainda não verifiquei os outros molhos brasileiros.
A Dona do Mundo, espero que tenha gostado do tofu... Volte sempre!
ResponderExcluirIlan, obrigada pela dica! Vou ficar atenta e torcendo para que o projeto de lei do "selo vegano" seja aprovado aqui no Brasil... Vai facilitar a vida de muita gente, não é mesmo?
Alessandro, dei uma olhada rápida no seu blog e vi que tem muitas mensagens edificantes... Outra hora volto pra ver tudo com mais calma.
Abraço!