Fruta bastante conhecida não só por nós brasileiros, mas também por quase toda parte do mundo, a banana é um excelente alimento. Seus nutrientes e valor medicinal dão grande destaque para esta fruta.
A bananeira, planta que produz a banana, não é considerada uma árvore e sim, uma grande erva cujas folhas, compridas e largas, têm bainhas que se enrolam entre si, formando um pseudocaule que produz um leite poderoso, capaz de curar a tuberculose se usado em doses corretas. Mas seu caule verdadeiro é um rizoma subterrâneo que dá origem a novas bananeiras, por isso é fácil encontrar muitos filhotes da planta ao redor dela.
Suas folhas têm utilidade na culinária baiana, quando enrola-se a massa do abará para cozinhar, produzindo um sabor peculiar.
As bananas se dispõem em cachos enormes que nos fazem duvidar serem produzidos por uma planta que nos parece tão frágil. E seus cachos vêm acompanhados por um pêndulo, com um fruto especial na extremidade, conhecido como “umbigo da bananeira”. Este, cozido, é saboroso e rico em nutrientes, excelente complemento alimentar.
Existem inúmeras espécies de banana, além da prata, que é uma das mais saborosas, temos a banana-maçã, banana-da-terra que é bastante rica em amido, banana-nanica, banana-d´água e tantas outras.
A fruta é muito versátil, pode-se comer crua, sozinha ou em salada, misturada com outras frutas doces, nunca ácidas.
É uma das poucas frutas que misturada com verduras e legumes, não produz desarmonia no metabolismo, raramente produzindo os gases tão indesejáveis e incômodos. Também pode-se comer cozida, frita (embora não seja recomendado por nós, devido a gordura saturada) assada, na brasa da fogueira, em doces, etc.
Sua casca também é nutritiva e pode ser comida crua ou cozida, em pratos doces ou salgados. Se você nunca comeu um doce de casca de banana, experimente, mas não se esqueça de colocar mel ou açúcar mascavo e nunca o tão nocivo açúcar branco.
A bananeira produz a banana o ano inteiro em fartura.
A banana tem inúmeros benefícios, o prof. Alfons Balbach, fala em seu livro que já pode assistir uma criança subnutrida e doente, se recuperar alimentando-se somente com banana.
Além disso a banana é excelente para os rins, seja retenção urinária ou nefrite. Também para diarréias crônicas (se as bananas estiverem mais verdes) e bom para prisão de ventre (se tiverem bem maduras).
Na parte interna da casca da banana existe uma substância que se for raspada com uma colher e colocada em feridas ou queimaduras, pode melhorar rapidamente, inclusive queimadura solar.
O xarope de banana pode combater dispepsia, tuberculose e bronquite.
Não duvide que a banana possa valer um almoço, podendo o usuário sair satisfeito. Experimente almoçar bananas uma vez por semana para sentir o prazer de não ser escravo da gula e ter a liberdade de não depender do fogão, nem dos restaurantes. Faz bem para o bolso, mas também para o ego. Quem não gostaria de ser independente da cozinha?
Vá nessa e depois me conte…
Fonte: Com informações de Saúde Integral
oi sou a edna,adorei estar no seu blog,bom,estava lendo sobre a banana e queria fazer uma observacao,meu marido adorava banana,comia 4 por dia nos horarios que ele n tinha clientes,passados 4 anos ele sentiu um mau estar e foi p um hospital aqui no japao,,a surpresa foi que a banana foi um veneno p ele,o potassio dele estava altissimo,alias acho que 1 banana por dia nao faz mau,mas ele comia 4,dps disso ele ficou c trauma e agora n quer nem ver banana na frente dele,,sera que no brasil os medicos diriam a mesma coisa,,muita banana faz mau?
ResponderExcluirBoa pergunta, Edna... Mas, eu não sei te responder. Minha opinião pessoal é que em tudo na vida dever haver um equilíbrio, e na alimentação não seria diferente. Obrigada por compartilhar essa experiência. Abraço!
ResponderExcluir