Pesquisa do IBGE revela: as crianças brasileiras estão cada vez mais pesadas.
É constante a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos. E muitas vezes o “charme” das crianças ao pedir guloseimas e recusar alimentos saudáveis coloca por água abaixo o esforço dos pais em incentivar uma alimentação balanceada e nutritiva.
Dados do estudo de Antropometria e Estado Nutricional da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, apontam que o excesso de peso foi diagnosticado em cerca de um terço dos meninos e meninas, excedendo assim, em mais de oito vezes a frequência de déficit de peso.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a pesquisa sobre aleitamento materno realizada em 2008 apontou que 71,7% das crianças entre 9 e 12 meses já consomem salgadinhos e biscoitos e 11,6% refrigerantes. Hábitos alimentares inadequados na infância podem resultar em obesidade e problemas de saúde no futuro. “A alimentação saudável e educação alimentar devem começar na infância, como forma de prevenção de doenças”, alerta a coordenadora de Nutrição da Unilever, Gisele Pavin.
Para a nutricionista não é preciso proibir as guloseimas, mas é possível educar com bons exemplos. “A dica é planejar as refeições e montar um cardápio equilibrado e atrativo para todos os dias da semana. Salgadinhos e guloseimas vão saciar o desejo da criança, mas não todas as suas necessidades nutricionais”, destaca Gisele.
Confira 10 dicas de alimentação sugeridas pela nutricionista para a saúde das crianças:
1. Até os 6 primeiros meses de vida o leite materno deve ser o único alimento da criança, após esse período o organismo vai precisar de alimentos complementares como frutas, legumes e verduras.
2. Abuse da criatividade na hora de preparar os pratos. Para a criança a aparência do prato é tão atrativa quanto o sabor. Adicione molhos com poucas calorias – como os feitos com maionese - para agregar sabor às verduras e legumes. As verduras verdes são fontes de vitamina A e C, potássio e ácido fólico, aliados contra a anemia, e o vegetal amarelo rico em vitamina A é indispensável para o desenvolvimento celular e a proteção de pele e olhos;
3. As proteínas são ingredientes de peso na alimentação infantil, pois colaboram com o desenvolvimento dos músculos, pele, cabelo e ossos. Podem ser encontradas no leite e derivados e leguminosas como o feijão, lentilha e a soja.
4. Prefira sucos e bebidas à base de soja ao refrigerante, pois possuem como benefícios uma quantidade maior de vitaminas e minerais.
5. Atenção aos rótulos. É onde se encontram as informações nutricionais do alimento – produtos com baixo teor de sódio, açúcar, gordura trans e gordura saturada que são ideais para manter a saúde da criança.
6. Os pais podem dar autonomia aos filhos para escolher o que comer, mas dentro das regras alimentares da casa;
7. Seja um bom exemplo! As crianças tendem a repetir o comportamento dos pais. Se a criança observa os pais se alimentando de forma equilibrada, não fará cara feia quando alimentos como legumes e verduras forem oferecidos a ela.
8. Não dê sobremesa como recompensa. É importante que a criança entenda que doces podem fazer parte de uma dieta equilibrada, e que há momentos certos para comê-los.
9. Tenha sempre em casa uma fruteira recheada! Dificilmente a criança pedirá frutas por vontade própria, mas isso pode tornar-se um hábito caso as tenha sempre a sua disposição.
10. Dê preferência aos alimentos fonte de gorduras boas, ômega-3 e ômega-6, presentes em óleos de origem vegetal e seus derivados, como maionese e creme vegetal, no cardápio do seu filho. Elas são gorduras essenciais, pois não conseguimos produzir e precisamos consumir através dos alimentos.
Fonte: Guia de Mulher
Esse artigo faz parte do especial Crianças Vegetarianas. Acesse e veja além de outros artigos, dicas, receitas de papinhas e comidinhas, entrevistas, etc.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!