Niterói tenta instituir 'Segunda sem Carne'

Niteroi tenta instituir Segunda sem Carne
Com o projeto, prefeitura quer estimular escolas, supermercados e até churrascarias a comprarem a ideia da sustentabilidade

O "Meatless Monday", surgido em 2003 nos Estados Unidos, vai ganhar uma versão brasileira. A prefeitura de Niterói lança no próximo dia 24 o projeto “Segunda Sem Carne”, aproveitando a presença no Rio de Janeiro do cantor Paul McCartney, um dos maiores entusiastas do movimento em todo o mundo. A ideia é que creches, escolas, supermercados e até churrascarias - sim, churrascarias - participem, com promoções e mudanças no cardápio.

"Todos vão sair ganhando, até as churrascarias. Além de poderem anunciar que estão ajudando nas questões climáticas e na preservação das florestas, os estabelecimentos também vão poder oferecer, pelo menos às segundas-feiras, novidades aos clientes", informa Fernando Guida, que assumiu há um mês a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

O programa alimentar das creches e escolas municipais vai se adequar paulatinamente a ideia da "Segunda sem carne", respeitando os contratos já firmados com fornecedores. O secretário Guida conta que a receptividade dos donos de restaurante e supermercado têm sido boa, e acredita que muitos vão aderir à campanha.

"Pretendemos contaminar toda a cidade com esse vírus positivo. Nenhum deles se opôs à ideia até agora. Um dono de churrascaria começou a rir quando falei. Mas comecei a mostrar que poderia ser um bom negócio para ele. A imagem mais saudável será chamariz para um novo público, e ele ainda vai ganhar um certificado de estabeleciemnto amigo do meio ambiente", argumenta.

Mais do que melhorar a qualidade de vida da população no longo prazo, o secretário argumenta que a redução do consumo de carne pode ter um impacto direto na preservação das florestas brasileiras.

"Existem estudos que apontam que o ecossistema da Amazonia é mais agredido quando sobe o preço da carne para exportação. Ou seja, o consumo de carne aumenta a chance de floresta virar pasto", afirma Guida.

Guida diz que Paul McCartney será avisado de que seu nome está sendo associado à causa, mas não acredita na possibilidade do cantor se envolver no lançamento do projeto. No ano passado, McCartney emprestou sua imagem para a divulgação do documentário "Glass Walls" (Paredes de vidro), que denuncia as atrocidades da indústria da carne.

Por Rafael Lemos

Fonte - Publicado em 10.05.2011

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...