Soja verde (edamame)

Soja verde (edamame)
A soja verde, ou edamame, possui todos os benefícios da soja comum, só que com algumas vantagens, como o sabor mais adocicado

Há quem prefira consumir a soja verde como aperitivo. Outros, no entanto, optam por acrescentá-la em sopas e saladas. Seja qual for a escolha, uma coisa é certa: esse tal de edamame - como também é conhecida - enche o corpo de saúde.

O grão é mole ao tato e se parece com a ervilha, no tamanho e na cor. Ao ser comparado a outros vegetais, se destaca: "Contém todos os aminoácidos necessários à alimentação, sendo uma boa fonte de proteínas", explica a nutricionista Marina Munhoz, do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR). E assim como a soja comum, seu valor nutricional é semelhante ao da carne, ovo, leite e derivados, com a vantagem de não desregular o colesterol. É por isso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo diário de, no mínimo, 25 gramas de proteína de soja. Colhido antes de amadurecer, em vagens, o alimento está totalmente adaptado às condições climáticas brasileiras e, hoje, é comum encontrá-lo em feiras livres e supermercados.

Sem susto na balança

Acrescentar a soja verde ao cardápio é uma opção pra lá de leve. Em 100 gramas são apenas 120 calorias. Na mesma quantidade, um petisco como o pão de queijo (pequeno), por exemplo, contém quase o triplo desse valor. Segundo a nutricionista Patrícia Ramos, do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, outro fator importante que auxilia a manter o peso estacionado é que o grão é rico em potássio, mineral que regula os níveis de sódio do organismo, prevenindo a sensação de inchaço.

Vitaminas a postos!

Tal qual a soja comum, o edamame também é campeão em vitaminas A, B e C. A primeira é boa para a saúde da visão e da pele. "A B1 dá estabilidade ao sistema nervoso, promovendo o equilíbrio mental", lembra Patrícia Ramos. O ácido ascórbico (popular vitamina C) aumenta as defesas do corpo contra doenças. E veja que boa notícia: a presença dos elementos ácido fítico e saponinas melhora a absorção de ferro, zinco, magnésio e cálcio!

Segura essa, álcool

A soja verde é boa opção de aperitivo. Isso porque o aminoácido metionina, em conjunto com as vitaminas A, B1 e C, ajuda a decompor o álcool da cerveja, amenizando os malefícios da bebida. Mas isso não significa exagerar na dose: o edamame apenas suaviza e não exclui totalmente os problemas que a cerveja pode causar, por exemplo, ao fígado, principalmente se ingerida em excesso.

Como consumir

No Brasil, é comum encontrar o grão verde congelado. A nutricionista Marina Munhoz recomenda consumi-lo depois de cozido. "É só lavar bem as vagens e fervê-las em água e sal por 5 a 10 minutos", explica. Para conservar o alimento, o ideal é mantê-lo refrigerado, em sacos plásticos ou em bandejas de isopor com filme de PVC.

Soja madura x soja verde

Os benefícios das duas são praticamente os mesmos, com pequenas diferenças: a soja verde apresenta maior teor de carboidrato e fibras. O edamame também leva vantagem por ter melhor textura e sabor, já que não possui a enzima lipoxigenase, responsável pelo gosto amargo da soja comum. Os grãos verdes, maiores que os secos, são mais fáceis de serem digeridos e necessitam de menor tempo de cozimento. No entanto, ambas possuem as famosas isoflavonas, substâncias antioxidantes que preservam a saúde das células por mais tempo.

Por Letícia Gonçalves

Fonte

Um comentário:

  1. Adoro soja verde, só tenho dificuldade em encontra-las... adorei seu cantinho! Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...