Carne bem passada eleva riscos de tumor de próstata

Carne bem passada eleva riscos de tumor de próstata
O consumo da carne vermelha grelhada ou em churrasco pode aumentar em até duas vezes os riscos de desenvolvimento da doença

Uma nova pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia oferece evidências sobre a relação entre o câncer de próstata agressivo e o consumo de carne vermelha. O estudo sugere que essa relação seria causada principalmente pelo consumo da carne grelhada ou do churrasco, especialmente quando ela está bem passada. Os pesquisadores esperam que a descoberta ajude a determinar quais os potenciais causadores de câncer de próstata nos quais devem ser focadas as estratégias de prevenção. O estudo foi publicado na edição online do periódico PLoS ONE.

Apesar de já estabelecida, a relação entre o consumo de carne vermelha e o câncer de próstata ainda não estava clara. Os pesquisadores se propuseram, então, a descobrir se essa inconsistência se devia ao fato de diferentes tipos de tumores estarem relacionados a diferentes tipos de preparação da carne.

Pesquisa – Durante o estudo, feito entre 2001 e 2004, foram analisados 470 homens com câncer de próstata agressivo e 512 homens que não tinham a doença. Todos responderam questionários que permitiram aos pesquisadores avaliar não só o consumo de carne vermelha nos 12 meses anteriores, mas também o tipo de carne e sua preparação, incluindo o nível de cozimento.

Descobriu-se, então, que o consumo elevado de carne moída ou de processada estava positivamente relacionada com o câncer de próstata agressivo; a principal causa dessa relação foi a ingestão de carne grelhada ou de churrasco, tendo a carne mais bem passada os maiores riscos para a doença; homens que consumiam as maiores quantidades de carne vermelha moída bem ou muito bem passada tinham duas vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata agressivo – o consumo baixo aumentava os riscos em 1,5.

“Embora certos compostos mutagênicos, como MelQx e DiMelQx, tenham um papel fundamental nesse processo, outras moléculas também podem estar envolvidas. É preciso novos estudos para caracterizar melhor o papel desses compostos no câncer de próstata e para se descobrir se eles podem ser o alvo de uma prevenção quimioterápica desse câncer”, dizem os especialistas.

Fonte - 28.11.2011

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...