Dieta vegetariana pode ajudar a emagrecer, afirmam nutricionistas

Mas não adianta só parar de comer carne, é preciso fazer uma reeducação alimentar

Dieta vegetariana pode ajudar a emagrecer, afirmam nutricionistas
A dieta vegetariana equilibrada pode ajudar a perder peso e prevenir doenças. Essa é a opinião das nutricionistas Adriana Salum, professora da Unisul, e de Flávia Moraes, da rede de produtos naturais Mundo Verde.

- Com certeza uma dieta vegetariana pode fazer com a pessoa emagreça por vários motivos. Primeiro porque você tira toda gordura saturada, que vem de origem animal, depois porque você acrescenta uma série de alimentos saudáveis, com menos calorias. O resultado é emagrecer - afirma Adriana.

Agora, para que a pessoa emagreça é necessário observar as quantidades que serão consumidas de cada alimento.

- Não adianta virar vegetariano e comer muito pão, massa, doces, que a pessoa vai engordar. O carboidrato tem o mesmo efeito que o açúcar no corpo. Agora, quem decide virar vegetariano geralmente está buscando um estilo de vida mais saudável, por isso faz um esforço para consumir mais frutas e verduras - acredita a professora.

Além disso, Adriana acrescenta que a gordura saturada, consumida em excesso, causa uma inflamação no corpo que é um dos fatores que levam à obesidade. Os produtos integrais, que costumam fazer parte da dieta vegetariana também são aliados no emagercimento.

- O integral dá uma sensação maior de saciedade, além de ajudar no funcionamento do intestino. Ele funciona como uma esponja, que agrega gordura e açúçar. Assim, eles são eliminados junto com o bolo fecal e não são absorvidos pelo corpo - explica a nutricionista.

Substituições

Para a nutricionista da rede Mundo Verde, um cardápio vegetariano saudável deve substituir a gordura saturada pela insaturada, tomando cuidado com o excesso de carboidratos refinado, como doces e frituras.

- É importante comer bastante fibra, encontrada nos grãos integrais e hortaliças, além de optar por alimentos ricos em antioxidantes e em vitaminas e minerais, como as frutas e verduras - explica Flávia ressaltando que estudos mostram que a dieta vegetariana diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, mas para isso é necessário que a alimentação seja equilibrada e variada.

Flávia destaca ainda a importância de se consumir a quantidade diária necessária de proteínas, que são encontradas na soja e derivados, quinua, amaranto, chia, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas. O ferro também é uma substância essencial na alimentação e está presente em vegetais de folhas escuras, feijões e algas marinhas.

- O corpo absorve menos o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. A vitamina C ajuda a potencializar a absorção - completa Flávia.

Segundo a nutricionista esse tipo de dieta pode ser uma opção também para gestantes e crianças. Nesses períodos, porém, como as necessidades nutricionais aumentam, a atenção deve ser redobrada e é necessário que a dieta seja acompanhada por um profissional, para que se elabore o plano alimentar adequado e para que sejam indicados suplementos, caso necessário. O acompanhamento também é aconselhado quando o vegetariano pratica atividade física.

Fonte - 29.03.2012

Artigo relacionado: Perca peso com uma dieta vegetariana

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...