Capitão Paul Watson é preso na Alemanha, em mandado emitido pela Costa Rica

Capitão Paul Watson é preso na Alemanha, em mandado emitido pela Costa Rica
Capitão Paul Watson
O Capitão Paul Watson foi preso ontem na Alemanha para extradição para a Costa Rica. A polícia alemã disse que o mandado de prisão contra o Capitão Watson é em resposta a uma suposta violação do tráfego de navios na Costa Rica, que ocorreu durante as filmagens de Sharkwater, em 2002.

O específico incidente “violação de navios em trânsito” ocorreu em alto-mar, em águas da Guatemala, quando a Sea Shepherd encontrou uma operação de remoção das barbatanas de tubarão ilegal, dirigida por um navio da Costa Rica chamado de Varadero.

Na ordem das autoridades da Guatemala, a Sea Shepherd instruiu a tripulação do Varadero para cessar as suas atividades de remoção das barbatanas de tubarão e voltar ao porto para serem processados.

Enquanto acompanhava a volta de Varadero ao porto, a situação se inverteu e uma canhoneira da Guatemala foi enviada para interceptar a tripulação da Sea Shepherd. A tripulação do Varadero acusou os Sea Shepherds de tentar matá-los, enquanto as imagens de vídeo provam que isso é uma falácia.

Para evitar a canhoneira da Guatemala, a Sea Shepherd, em seguida, partiu para a Costa Rica, onde descobriu atividades de remoção das barbatanas de tubarão ainda mais ilegais, na forma de barbatanas de tubarão secas, aos milhares nos telhados de edifícios industriais.

Conservacionistas em todo o mundo mantém a esperança de que os costa-riquenhos vão retirar as acusações contra o Capitão Watson. Há também uma chance de que as acusações já tenham sido retiradas, mas a Sea Shepherd não tem conseguido confirmar isto com os funcionários da Costa Rica. Com a rica biodiversidade da Costa Rica, seria absurdo se eles não se posicionarem pelos tubarões, que ficam nos níveis mais altos da cadeia alimentar, assegurando o equilíbrio entre as comunidades ecológicas no oceano.

Enquanto está na prisão, o Capitão Watson está sendo assistido pelo vice-presidente do Parlamento Europeu , Daniel Cohn Bendit, e pelo deputado do Parlamento Europeu, José Bové. Nossa esperança é que estes dois cavalheiros honrados possam definir a liberdade do Capitão Watson antes deste absurdo ir adiante. Os Sea Shepherds europeus também se mobilizaram para apoiar o Capitão Watson.

Como a situação dos tubarões torna-se mais complicada, a Sea Shepherd Conservation Society começou a desenhar uma nova campanha de proteção aos tubarões para 2012. Julie Andersen, fundadora do Shark Savers e Shark Angels, juntou-se à Sea Shepherd para liderar a nossa campanha global para salvar os tubarões da extinção.

A Sea Shepherd usará seus conhecimentos e experiência, bem como a mídia, para capacitar as pessoas ao redor do mundo para ter de volta seus tubarões – um animal fundamental para nós, bem como para o meio ambiente, e a economia mundiais.

A Sea Shepherd está oferecendo sua ajuda aos países ao redor do mundo para fazer cumprir as leis internacionais e locais, acabar com a caça impiedosa, proteger com patrulha marítima os santuário sob ataque, implementar defesas com altas tecnologias, e capacitar moradores locais através da formação e da disponibilização de recursos para enfrentar esta batalha. A Sea Shepherd também vai travar uma guerra de opinião pública, mudando tudo o que sabemos sobre este animal mais desprezado.

A primeira parada será no Pacífico Sul, onde a equipe se dirigirá em junho.

“Nós temos todas as leis que precisamos para proteger os tubarões. Agora vamos aproveitar os nossos recursos e conhecimentos para ajudar os países ao redor do globo a aplicá-las. Usando Galápagos como um modelo, vamos viajar para onde somos necessários – fazer cumprir as leis locais, enquanto desenvolvemos estratégias e locais de treinamento para defender seus tubarões, alimentando os esforços mundiais de execução”, disse Julie Andersen, diretora da campanha pelos tubarões.

Assine a petição pública pela libertação do Capitão Paul Watson (em inglês): http://www.thepetitionsite.com/663/009/291/release-paul-watson/

Fonte: Instituto Sea Shepherd Brasil - Traduzido por Raquel Soldera - 13.05.2012

Notícias relacionadas:
» Os baleeiros foram para casa!
» Navios da Sea Shepherd reabastecidos para retornar à perseguição
» Ativistas e baleeiros japoneses entram em confronto na Antártida
» Ativistas que abordaram baleeiro serão entregues às autoridades australianas
» Austrália tenta liberação de ativistas por abordar baleeiro japonês
» Ativistas australianos abordam um baleeiro japonês

2 comentários:

  1. Um Absurdo! Quem tem que ser preso é quem retira as barbatanas dos tubarões e os joga no mar ainda vivos e os animais morrem por afogamento! Tudo isso por causa da cultura de que barbatanas de tubarão são afrodisíacas. Tinham que ser capados, esses infelizes comedores de barbatanas.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o mau ainda está no poder,o q nos resta é lutar até o fim!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...