Jornalistas da Globo News caçoam da crueldade da indústria de foie gras

Por Robson Fernando de Souza (da ANDA)

Jornalistas da Globo News caçoam da crueldade da indústria de foie gras
Mais um telejornal repleto de comentários maliciosos e ridicularizantes se opôs aos animais e caçoou de seu sofrimento. Foi a edição da última quinta, 28, do telejornal “Globo News Em Pauta”, da emissora de TV fechada Globo News, no momento em que o apresentador Sérgio Aguiar e três comentaristas falaram, com pontos de vistas variados, da proibição do foie gras na Califórnia.

O destrato ético começa com o comentarista Gerson Camarotti, falando por videoconferência de Brasília, dizendo que gosta do foie gras quando “bem feito” e afirmando que “é difícil ter [foie gras] bem feito”. Ele deixou a entender que já saberia de todo o processo de tortura de gansos e patos, em que são forçados a engolir, com um tubo em seu esôfago, enormes quantidades de milho até que uma inflamação gordurosa inche o seu fígado de modo que ele se deteriore e seja extraído assim depois do abate dos animais. Afinal, é assim que é “feito” o foie gras.

Em seguida, Jorge Pontual, falando a partir de Nova York, descreve, resumidamente mas com exatidão, como é cruel o processo de “produção” do foie gras, noticia que os californianos defensores dos animais convenceram os deputados a proibir a produção, importação e comercialização da iguaria e considera “uma coisa horrorosa” a variedade de pratos à base de foie gras que vem sendo oferecida nas vésperas da sua proibição na Califórnia.

Porém, sua postura ética acaba aí. Ele passa a afirmar, numa óbvia falácia de apelo à tradição, que “é uma coisa meio bárbara você proibir uma coisa tão refinada, de uma tradição antiga que vem do Antigo Egito, passou pros romanos (…)”, como se tradição e antiguidade abonassem ações antiéticas. Pelo visto, no seu raciocínio lógico, a pena de morte por apedrejamento e a escravidão humana deveriam continuar existindo, visto que eram tradições milenares.

Ele continua sua fala dizendo ser “estranho” que Israel e a Argentina proíbam o foie gras, dizendo “não sei por quê” ao citar o segundo país. Daí ele parte para uma provocação que reflete uma total falta de ética jornalística: “em homenagem a Nora Ephron”, dizendo também “Lamento muito, mas é uma coisa que não dá pra abrir mão”, come ao vivo um pequeno prato com foie gras importado da França. E ainda ousa falar, em ironia maliciosa, “Tadinho do ganso, tadinho do ganso!”.

Beth Pacheco, correspondente de São Paulo, por sua vez, é a única que demonstra alguma coerência e um mínimo de consciência ao opinar, embora tenha sorrido antes durante a provocação do colega de trabalho. Afirma ter “dó do ganso” (ao que Pontual interrompe dizendo que quem tem “dó” dos gansos não teria o direito de proibir os outros de comer foie gras) e fazer campanha, em sua casa, contra o consumo de baby beef, carne extraída de bezerros muito jovens.

Em seguida, é a vez de Gerson Camarotti, que falava a partir de Brasília, opinar. E parte para uma opinião pró-escravidão animal ao dizer que “o ganso (…) é criado pra esse objetivo”. Prossegue com o especismo dizendo gostar de comer carne de leitões pequenos e afirmando que “só quem perde [com a proibição do foie gras] é a clientela”, ignorando que os animais, as grandes vítimas da indústria do patê de seus fígados, ganham.



Jornalismo sem responsabilidade ética

O “Globo News em Pauta” seguiu assim a mesma linha antiética do Jornal da Massa, cujos jornalistas, no final de maio, se investiram em criticar falaciosamente e escrachar a criminalização do abandono de animais. Provocação contra os defensores dos animais, deboche de uma situação cruelmente violenta e defesa da escravidão animal são coisas que deveriam ser criticadas e combatidas num telejornal, e não praticadas e abraçadas.

Os jornalistas Beth Pacheco e Sérgio Aguiar ainda mantiveram um mínimo de coerência. Ela, ao defender, ainda que timidamente, os gansos e também os bezerros vítimas da indústria de baby beef. Ele, ao descrever corretamente que o problema da produção de foie gras é a criação dos gansos e patos vítimas da superalimentação forçada e do abate. Por isso merecem os elogios e agradecimentos da ANDA.

Mas Jorge Pontual e Gerson Camarotti, por sua vez, violaram a ética jornalística e, de certa forma, demonstraram apoiar toda a crueldade a que as aves cujas espécies a lei californiana pretende poupar da exploração são submetidas. E fizeram isso aos risos e ironias, mostrando que para eles a vida e a integridade dos gansos e patos nada vale, que o direito desses animais à vida e à integridade física é inferior ao paladar fútil dos apreciadores de foie gras, algo ainda mais conhecidamente desnecessário nutricionalmente do que a já desnecessária carne.

Esses dois últimos, com todo o deboche que dirigiram contra os animais que são torturados e mortos todos os dias pela indústria do foie gras, dão um exemplo condenável que não deveria ser seguido por nenhum outro jornalista. Sujam, com tal postura, até mesmo a reputação da profissão de jornalista.

A audiência deve protestar, de modo que episódios de depravação ética como esse não se repitam mais. Mensagens de crítica e repúdio devem ser faladas no telefone 40022884, sem DDD, cuja ligação tem o custo de uma chamada local. É possível também se cadastrar na Central de Atendimento ao Telespectador e mandar mensagens de protesto pela via eletrônica.

Protestos podem ser enviados também para os perfis do Twitter @canalglobonews, @gnempauta, @gcamarotti (Gerson Camarotti) e @JorgePontual. E no post da fanpage da Globo News no Facebook sobre a proibição do foie gras.

Fonte: ANDA - 30.06.2012

13 comentários:

  1. Nooooossa que gente ignorante! E de supor que o jornalista deveria ser uma pessoa instruida!

    ResponderExcluir
  2. Não sou vegetariano mas achei a piada e a matéria no jornal desnecessária quando eu assisti.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou cansada desta forma de jornalismo, que utiliza o grotesco para ter audiência. A verdade clara, sobre a proibição, fica confusa com tantas piadinhas.

    ResponderExcluir
  4. Absurdo, despropositado e inconcebível que profissionais da área da comunicação ajam desta forma, com descaso e deboche com o sofrimento pelo qual os animais são submetidos.
    Não é a toa que a Globo vem perdendo audiência cada vez mais, e merecidamente.
    Parabéns pelo ótimo site.

    ResponderExcluir
  5. Não consegui assistir até o final! Que gente patética, absurdo mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Como diria Rousseau: "com toda a sua moral, os homens jamais teriam sido algo além de monstros se a natureza não lhes tivesse dado a piedade para servir de apoio à razão". Piedade essa tão enfraquecida em detrimento do egoísmo em nossa "moderna e evoluída" sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Que bando de imbecis sem noção, sem comentários. E se acham que são inteligentes. Pena temos de ter de pessoas desse tipo de gente.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que reportagem de mal gosto.

    ResponderExcluir
  9. Agora transportem a lógica desse "jornalismo" para todas as outras pautas possíveis, política, saúde, etc Sinceramente, não vejo diferente, com raras exceções. No caso desta emissora, respeito muito o Trigueiro e o Geneton. O restante, muito poucos se salvam, prq o que fazem em geral vem "de cima" e é feito para a audiência que eles constantemente subestimam e nivelam por baixo.

    ResponderExcluir
  10. Chega a ser irônico o fato de que um fígado podre ainda ser considerado iguaria fina e comido com tanta pose por pessoas que se consideram elegantes, chiques...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...