Sea Shepherd inicia a sua campanha mais ambiciosa contra caça à baleias

“Tolerância zero” à caça às baleias, é o que promete a Sea Shepherd, que iniciou nesta segunda-feira mais um jogo de gato e rato aos navios baleeiros japoneses

Sea Shepherd inicia a sua campanha mais ambiciosa contra caça à baleias
A campanha da Sea Shepherd deste ano é a mais ambiciosa da história da organização, nascida há dez anos. Estarão envolvidos quatro navios, um helicóptero, três veículos aéreos não tripulados e cerca de 100 pessoas.

A campanha foi antecipada em relação ao calendário habitual, pois os militantes da Sea Shepherd pretendem tentar abordar os navios baleeiros no Pacífico Norte, quando saírem do Japão, ao invés de esperá-los em águas do Oceano Antárctico.

“A missão deste ano é começar o mais rápido possível (...) para impedi-los de matar uma baleia sequer", disse à AFP o diretor da filial australiana da Sea Shepherd, Jeff Hansen.

O Japão caça centenas de baleias todos os anos, alegadamente para fins científicos – uma das exceções da Comissão Baleeira Internacional à moratória à captura comercial adotada em 1986. O Governo japonês tem tentado abrir novas exceções à moratória, propondo que a caça comercial seja autorizada a algumas comunidades costeiras do país.

Apesar da caça para fins científicos estar autorizada, em 2011 o Japão foi forçado a terminar prematuramente a sua atividade baleeira devido à pressão dos ambientalistas. Capturou apenas 172 baleias, um quinto da sua meta. Em março de 2012, voltou a acontecer o mesmo, e os navios voltaram com 266 baleias.

A Sea Shepherd tem dito pouco acerca do possível envolvimento de Paul Watson, o fundador da organização, na campanha agora lançada. Detido no aeroporto de Frankfurt em 13 de maio, Watson esteve sob prisão domiciliar, mas fugiu depois de saber que seria extraditado para a Costa Rica, devido a um processo relacionado com protestos contra a pesca do tubarão.

Normalmente, Watson é que está ao comando de um dos navios da Sea Shepherd, mas agora não se sabe em qual poderá estar. “Eu seria mais específico sobre o navio mas esta informação deve ser mantida em segredo", escreveu ele em junho no site da organização.

Além dos navios "Steve Irwin" e "Brigitte Bardot", a frota do Sea Shepherd é composta este ano pelas embarcações "Bob Barker" e "Simon Sam", esta última com nome de um dos produtores originais de "Os Simpsons", que financiou a compra do navio, anteriormente detido pelo governo alemão.

Fonte - Foto: Gary Stokes/Sea Shepherd/Reuters - 05.11.2011

Um comentário:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...