Em outubro, a megaempresa pecuária JBS-Friboi começou a veicular um comercial em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial". Em resposta ao ocorrido, a SVB acionou o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), o CRN-4 (Conselho Regional de Nutrição - 4ª Região) e enviou ofício à própria empresa.
O comercial veicula uma inverdade: a de que "carne é essencial". Quem transmite essa informação no vídeo é uma profissional da área (nutricionista), sendo que seu registro no Conselho Regional de Nutrição (CRN-4) aparece no vídeo.
Conforme corroborado por inúmeras publicações acadêmicas e também por pareceres de instituições idôneas como a American Dietetic Association e o CRN-3, carne não é essencial - o que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal.
Conforme corroborado por inúmeras publicações acadêmicas e também por pareceres de instituições idôneas como a American Dietetic Association e o CRN-3, carne não é essencial - o que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), alertada por um de seus associados, reagiu ao caso: registrou denúncia junto ao Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), objetivando a suspensão da veiculação da campanha. Ao mesmo tempo foi enviado ofício ao CRN-4 solicitando providências a respeito da conduta inadequada da nutricionista em questão.
Além disso, a SVB enviou ofício extrajudicial diretamente à JBS S.A., empresa responsável pela campanha, solicitando esclarecimentos e retratação a respeito da informação enganosa, bem como a suspensão imediata da veiculação do comercial.
Clique para ver a cópia dos ofícios enviados:
Ofício da SVB à JBS S.A., responsável pela veiculação
Fonte: SVB - 19.11.2013
Notícia relacionada: Em “Carne Sofriboi”, chargista Maurício Ricardo retrata como deveria ser o comercial da Friboi
Fonte: SVB - 19.11.2013
Notícia relacionada: Em “Carne Sofriboi”, chargista Maurício Ricardo retrata como deveria ser o comercial da Friboi
Essa porcaria Friboi é tão nojenta quanto seu dono oculto Lula e segue os passos do mesmo mentindo descaradamente para o povo incauto. Isso tem que acabar!.
ResponderExcluireu concordo com voces queria eu comer so vegetais mas nao consigo fri boi euma farsa
ResponderExcluirA SVB esta de parabéns! Essas empresas e suas propagandas enganosas têm que ser desmascaradas e essa "profissional" nutricionista deve ter sido muito bem paga para falar essa mentira. O pior de tudo é que o povo acredita...
ResponderExcluirVergonha do Tony Ramos...
ResponderExcluirO ser humano é mesmo um predador cruel e impiedoso, mas o que me admira é a sua capacidade de ser criativo na execução da sua maldade e como se não bastasse ainda o discurso dos defensores da barbarie, é de arrepiar!
ResponderExcluirÉ, todo mundo tem seu preço e pra isso faz qualquer coisa, até mesmo chamar seus fãs de trouxas, aceitando fazer propaganda enganosa.
ResponderExcluir