SVB aciona CONAR e CRN-4 sobre propaganda enganosa da Friboi

SVB aciona CONAR e CRN-4 sobre propaganda enganosa da Friboi
Em outubro, a megaempresa pecuária JBS-Friboi começou a veicular um comercial em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial". Em resposta ao ocorrido, a SVB acionou o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), o CRN-4 (Conselho Regional de Nutrição - 4ª Região) e enviou ofício à própria empresa.

O comercial veicula uma inverdade: a de que "carne é essencial". Quem transmite essa informação no vídeo é uma profissional da área (nutricionista), sendo que seu registro no Conselho Regional de Nutrição (CRN-4) aparece no vídeo.

Conforme corroborado por inúmeras publicações acadêmicas e também por pareceres de instituições idôneas como a American Dietetic Association e o CRN-3, carne não é essencial - o que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), alertada por um de seus associados, reagiu ao caso: registrou denúncia junto ao Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), objetivando a suspensão da veiculação da campanha. Ao mesmo tempo foi enviado ofício ao CRN-4 solicitando providências a respeito da conduta inadequada da nutricionista em questão.

Além disso, a SVB enviou ofício extrajudicial diretamente à JBS S.A., empresa responsável pela campanha, solicitando esclarecimentos e retratação a respeito da informação enganosa, bem como a suspensão imediata da veiculação do comercial.


Clique para ver a cópia dos ofícios enviados:

6 comentários:

  1. Essa porcaria Friboi é tão nojenta quanto seu dono oculto Lula e segue os passos do mesmo mentindo descaradamente para o povo incauto. Isso tem que acabar!.

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com voces queria eu comer so vegetais mas nao consigo fri boi euma farsa

    ResponderExcluir
  3. A SVB esta de parabéns! Essas empresas e suas propagandas enganosas têm que ser desmascaradas e essa "profissional" nutricionista deve ter sido muito bem paga para falar essa mentira. O pior de tudo é que o povo acredita...

    ResponderExcluir
  4. O ser humano é mesmo um predador cruel e impiedoso, mas o que me admira é a sua capacidade de ser criativo na execução da sua maldade e como se não bastasse ainda o discurso dos defensores da barbarie, é de arrepiar!

    ResponderExcluir
  5. É, todo mundo tem seu preço e pra isso faz qualquer coisa, até mesmo chamar seus fãs de trouxas, aceitando fazer propaganda enganosa.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...