Nutricionista que afirmou que carne é essencial no comercial da Friboi pede desculpas

Entre outubro e novembro de 2013, a Friboi veiculou comercial televisivo em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial" e a SVB reagiu acionando o Conselho de Autorregulação Publicitária (CONAR) pelo comercial enganoso - e também Conselho Regional de Nutrição 4ª Região (CRN-4) para que tomasse as providências diante da postura anti-ética da nutricionista (veja aqui a história). Por conta da reação da SVB, a nutricionista foi questionada e agora se manifestou diretamente por e-mail pedindo desculpas à SVB pelo ocorrido.

Ao pedir "desculpas pela fala do comercial da Friboi", a nutricionista Roberta Ferreira (CRN 2004-1-01181) alegou: "De maneira nenhuma quis ofender os vegetarianos, o que acontece é que eu não escolho a fala da propaganda". Na mensagem, ela disse ainda que estava "muito nervosa em fazer a cena", que não se atentou ao que estava escrito e que sabe que proteínas estão presentes em fontes vegetais também.

A SVB está analisando as medidas cabíveis e segue em contato com o CRN-4 exigindo que uma providência oficial seja tomada pelo conselho de classe, em vez de meramente um pedido de desculpas feito por e-mail.

O CONAR, acionado pela SVB no mesmo momento devido ao teor enganoso da peça publicitária, instaurou o processo ético Nº 317/2013 para avaliar possíveis providências, mas, até o momento desta redação, não havia publicado parecer sobre o caso.

Friboi, Roberto Carlos e o fiasco publicitário

Após a campanha com o ator Tony Ramos em 2013, a Friboi lançou no mês passado (fev/2014) nova campanha publicitária em que o cantor Roberto Carlos alega que voltou a comer carne. A despeito do cachê milionário, e à parte do fato de que a afirmação do cantor é enganosa (já que ele nunca foi vegetariano, pois comia "carnes brancas"), o lançamento foi uma verdadeira tragédia de marketing, tendo levado dezenas de especialistas em publicidade e formadores de opinião a condenar tecnicamente e moralmente a campanha. Ativistas também publicaram uma incisiva paródia do comercial sugerindo que "não adianta tentar esquecer" o sofrimento dos animais.

Fonte: SVB - 11.03.2014

11 comentários:

  1. Tudo isso só está fortalecendo o vegetarianismo e abrindo os olhos de quem não sabe a crueldade que está em ser carnívoro. "O tiro saiu pela culatra"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pior que nem é carnívoro né! É carniceiro... O carnívoro come o animal com o sangue ainda quente, caça e come. Comer depois de dias que foi abatido não é coisa de carnívoro.

      Excluir
  2. EU SÓ LAMENTO QUE A NUTRICIONISTA QUE ELA SABE MUITO BEM QUE INUMERAS FONTE DE ALIMENTOS MUITOS MAIS SAUDÁVEIS DO QUÊ A CARNE ENTÃO NÃO COMER CARNE PELO CONTRÁRIO TRAZ É MUITA SAÚDE SEM QUAL ESTAREMOS CONTRIBUINDO POR MENSO ANIMAIS MORTOS HÁ OS ESPRESÁRIOS DO RAMO VÃOS RIDICULARIZAR DIZENDO O PÁÍS PERDERÁ RECEITAS SIM MAS A OUTRAS FONTES DE RECEITAS BEM MAIS RENDAVEIS A EXEMPLO O PÉTROLEO O PRE SAL EM SINTESE NÃO HÁ DISCULPA DESEMPREGO SE ACABAR OS MATADOUROS AS CARNAFINCINAS OS FIGORIFICOS OUTROS EMPREGOS SURGIRÃO COMO O NÃO QUEIMAR CANA DEIXARIAM MUITOS DESEMPREGADOS MAS A COISA TÁ MOSTRANDO QUÊ IVÉS DISTO OS MESMOS CORTADORES DE CANA MUITOS DELES JÁ FIZERAM CURSOS DAS MAQUINAS E JÁ SÃO OPERADORES GANHAM MUITO MAIS DO QUÊ GANHAVAM E MAIS CONFORTÁVEL MENOS TRABALHOSO IMAGINA UM BRASIL EM QUE NÃO HOUVESSE MATADOUROS NEM FRIGORÍFICOS A ATMOSFERA DO BRASIL SERIA OUTRA ......

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião julgar essa nutricionista, como eu vi falarem que ela se vendeu por dinheiro, não está certo, ninguém sabe o que se passa na casa dela, quanto ela ganhou e o que fez com o dinheiro, errada está a Friboi que foi capaz de pagar um nutricionista para dizer uma mentira como se fosse verdade, induzindo as pessoas a pensarem que não é saudável não comer carne.

    ResponderExcluir
  4. concordo. O tiro saiu pela culatra. o comercial está péssimo e, a propaganda é enganosa. Aliás, o CONAR precisa estar mais atento às propaganda de pílulas milagrosas para emagrecimento, feitas por muitas artistas e apresentadoras, como 2 esposas dos diretores da Rede TV e muitas globais. e, também ao creme milagroso que uma artista global anuncia na Internet como diminuidor de 30 anos na aparência. Há muita grana em jogo, para elas que vivem de plásticas, botox, academias e afins

    ResponderExcluir
  5. A nutricionista foi sim infeliz no comercial, para não dizer sem escrúpulo. Ela representou a sua classe, que se dedica ao estudo e à conscientização de pessoas e, no entanto, reforçou um mito idiota.
    A Friboi quer vender e pra isso não mede esforços, convocará quem for necessário para seus anúncios. Parabenizo a SVB pela iniciativa, pois cabe aos "esclarecidos" combater essas falácias.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que você tem que parar com este radicalismo. Afinal a natureza é sábia: se temos presas é porque temos que comer carne, ou vocês são mais sábios que a natureza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah, é p/ rir né.
      Saiba que gorilas possuem presas e são vegetarianos... Não fala besteira.

      Excluir
    2. Aaa é claro né, e existem somente alimentos moles e fáceis de se engolir.Pelo que eu saiba, nossos dentes existem para exercer a função de mastigação, seja de qual alimento for. E as presas de animais não servem simplesmente para mastigar carne, e sim para CAÇAR o próprio alimento, pois é natural da cadeia alimentar deles caçar para sobreviver.Já seres humanos comem carne, não por necessidade como eles.
      Só para concluir:acredito que este é um site direcionado à pessoas que são, que desejam se tornar ou que querem se informar sobre vegetarianismo, então, se as medidas adotadas por vegetarianos não lhe agradam, não sei o que estás fazendo por aqui...

      Excluir
  7. Isso se chama um profissional??? Ja devia ter caçado a licenca da fofa. Eu sou engenheira civil IMAGINA que faria uma entrevista falando bobagem e no fim ainda dava meu numero do CREA.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...