
Diversos tipos de grãos e sementes podem ser consumidos quando estão em fase de germinação. Segundo a nutricionista da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Magali Rogge, 44, por estarem no início do processo de crescimento os brotos contêm alta dose de proteínas, vitaminas (A, B, C, D e E) e sais minerais (cálcio, iodo, ferro e fósforo), uma combinação rara, presente em poucos vegetais frescos.
"É o alimento ideal para o verão", sugere a nutricionista Fabiana Jarussi, 26. Ela explica que, por serem de fácil digestão, os brotos podem ser utilizados em refeições rápidas como sanduíches naturais, saladas e até sucos e iogurtes, recomendados para pessoas com atividades física e intelectual intensas e para combater o estresse. A baixa quantidade de calorias é um excelente estímulo para quem quer manter o peso.
Tratamentos
Para quem sofre de hipertensão, osteoporose, anemia e estresse, os brotos podem ser aliados naturais aos tratamentos convencionais.
"Uma xícara de broto de feijão, por exemplo, contém um terço da ingestão recomendada de folato e 22% de vitamina C. Outros são boas fontes de minerais, como o de alfafa", analisa a nutricionista Tânia Rodrigues.
Para quem ainda não se sentiu atraído, vale a pena experimentar: os brotos têm sabor delicado e incorporam rapidamente qualquer tipo de tempero.
Além disso, por serem cultivados na água, sem contato com o solo ou com insetos, são completamente higiênicos.
Qualquer um pode ter sua própria "plantação". O tempo de germinação varia bastante, mas a média é de um a dois dias.
Publicado em 13.02.2008
Fonte: Folha Online - Foto: Pedro Azevedo/Folha Imagem
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!