Dá para ser vegetariano desde pequeno?

Confira abaixo algumas dicas das nutricionistas da rede Mundo Verde para uma alimentação saudável na infância:

Dá para ser vegetariano desde pequeno?
- Verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para que vire hábito ingeri-los regularmente. O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, incluindo preparações criativas e de boa aceitação. Se a criança rejeitar o alimento, a sugestão é insistir, através de outra forma de preparação: creme, sopa ou suflê;


- As frutas devem ficar em lugar visível e de fácil acesso, pois o colorido desperta o apetite e estimula a ingestão;

- Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável;

- Horários e rotina para a alimentação são fundamentais! A criança deve se alimentar em lugar calmo, arejado e limpo. A alimentação feita de forma rápida, com barulho e em frente à televisão contribui para ela comer muito mais que o necessário, de maneira pouco prazerosa e sem degustar devidamente os alimentos. Brincadeiras ligadas ao computador e ao videogame são mais um fator contribuinte para a questão da obesidade infantil.

Além disso, queremos propor um debate: é possível ser vegetariano desde pequeno? Como as crianças lidam com a dieta vegetariana? Como fica a influência dos amigos e a convivência com pessoas que não seguem o vegetarianismo?

A nutricionista Bruna Murta fez algumas observações sobre a dieta vegetariana na infância:

"A dieta vegetariana, desde que bem equilibrada, pode ser seguida por crianças, porém, a mesma deve ter acompanhamento de nutricionista e pediatra periodicamente. Na avaliação nutricional os profissionais podem verificar se a criança não está com nenhum comprometimento nutricional. Atenção especial deve ser dada à dieta vegan, que restringe todos os alimentos de origem animal. Neste tipo de dieta pode haver deficiência de vitamina B12, que é encontrada somente nestes alimentos. Sua deficiência pode causar problemas neurológicos e um tipo de anemia."

Confira a receita de Pudim de Soja e Baunilha, elaborada pela nutricionista Thais Souza. Uma opção saudável – e vegetariana! – de sobremesa para as crianças.

Fonte

Esse artigo faz parte do especial Crianças Vegetarianas. Acesse e veja além de outro artigos, dicas, receitas de papinhas e comidinhas, entrevistas, etc.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...