Dia da Pizza

Dia da PizzaEla pode ser redonda, quadrada ou em formato de cone. Ganha sabor com recheios tradicionais, como mussarela, ou requintados, apostando em queijo de cabra e tomate seco, por exemplo. Qualquer que seja o tipo, a pizza se tornou um dos pratos preferidos dos brasileiros. Tanto é que ganhou um dia para ser comemorada: 10 de julho. A data foi criada em 1985, porque marcou o encerramento do 1° Festival da Pizza da Cidade de São Paulo.

Entre os brasileiros, os paulistanos parecem ser os mais apaixonados pela opção gastronômica. Ir à pizzaria ou apreciar uma bela redonda em casa se tornou um dos programas favoritos de quem vive na terra da garoa. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas de São Paulo, no ano passado o faturamento com a venda do produto chegou a R$ 18,4 bilhões em todo o Brasil, sendo R$ 5 bilhões arrecadados apenas na capital de São Paulo. "A cidade de São Paulo consome mais de 370 milhões de unidades por ano", acrescenta a Associação.

História

Apesar de a Itália ser considerada o berço da pizza, alimentos semelhantes já eram apreciados por civilizações antigas, como as egípcias, gregas e romanas. No Egito, por exemplo, era costume celebrar o aniversário do faraó com um pão plano coberto por ervas. Há quem diga até que a palavra pizza é uma derivação de picea (em latim), que os romanos utilizavam para descrever o pão assado no forno.

História da PizzaNápoles, na Itália, é chamada de capital mundial da redonda porque foi lá que surgiu a primeira pizzaria, em 1830, chamada Antica Port'Alba. Aliás, a cidade também tem o mérito de criar a famosa margherita, que completa seu 120° aniversário neste ano. A delícia surgiu para bajular o rei Umberto I e a rainha Margherita durante uma visita à região. A ideia era fazer uma opção patriota e, por isso, utilizaram molho de tomate, queijo de mussarela e folhas de manjericão, ingredientes com as cores da bandeira do país. A rainha adorou o mimo, que leva seu nome até hoje.

A redonda chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos. A iguaria deu seu ar da graça em terras tupiniquins provavelmente no bairro do Brás, em São Paulo, no início do século 20.

Fonte


Confira o especial com todas a receitas de Pizzas Vegetarianas e Veganas já publicadas no Cantinho Vegetariano e as dicas dos chefs para fazer uma boa pizza em casa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...