Perguntas e respostas sobre a linhaça

Perguntas e respostas sobre a linhaçaQual a diferença entre a linhaça marrom e a dourada?

Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma família. Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de teor de ômega-3, que é o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito próximas. Quanto à enaltecida linhaça dourada (importada do Canadá e pequena produção brasileira) trata-se de mais uma armadilha do capitalismo selvagem: a linhaça marrom (brasileira) é mais rica em ômega-3 e muito mais barata.

Quais as principais características da linhaça e sua indicação?

Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.

Seu sabor adstringente irá estimular inteligência emocional e afetiva.

Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral, atuando de forma rápida em problemas de memória, lucidez e poder pensante.

Existe limite de consumo diário?

Para adultos o consumo máximo é de 2 colheres de sopa/dia.
Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.
Sementes são alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidos em quantidade, pois não há absoluta necessidade.

E mais: por que este limite?

Todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Tais substâncias são chamadas de antinutricionais e são nocivas quando existir exagêro no consumo. Trata-se do mágico da natureza, onde bom-senso é benvindo.

Um recurso de minimizar a presença destas substâncias é o processo de germinação.

Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso, principalmente se não for previamente germinada, seja castanha do Pará, gergelim, amendoim ou linhaça.

Qual a maneira mais saudável de consumir a linhaça?

Jamais compre ou consuma a linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarréia. Esta farinha também pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem ômega-3.

O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo.

A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada ou de coco verde. A relação é sempre 1 parte de semenete para 5 partes de água. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou 'acordar' a semente.

As mucilagens: após a hidratação da linhaça se obterá uma consistência de gel (tipo clara de ovo) que são as fibras hidrosolúveis desta semente tão especial. Diluído neste gel haverá traços de ácido fítico, que se for respeitado o consumo diário de 2 colheres (sopa)/dia, terá efeito antioxidante. Caso você decida ultrapassar esta dosagemn diária, será recomendável colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rápida lavagem para extrair parte deste ácido fítico.

É valioso consumir estas mucilagens pois é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação. Saiba mais sobre germinação nos links abaixo.

E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

A linhaça também é indicada para quem deseja emagrecer? Por que?

Sim, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seus venenos, toxinas e excessos como é o caso da gordura (em excesso é claro).

Além disso, sementes como a da linhaça, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro para produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.

Todo este processo se viabiliza se a linhaça estiver crua, idealmente pré-germinada e bem triturada (no ato do seu consumo - JAMAIS compre farinha de linhaça) e; leva cerca de 30 minutos para acontecer. Ou seja, após a tomado suco desintoxicante ou leite de linhaça, aguarde 30 minutos para realizar qualquer outra refeição, pois é o tempo para ocorrer o fenômeno da liberação das toxinas e excretos.

E, não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*).

Qual a forma correta de consumir a linhaça?

No preparo de sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refeições principais. Também no preparo do leite de linhaça e suas vitaminas, além dos docinhos de granola e sem açúcar.

O óleo oferece o mesmo benefício que a semente? Por que?

Não. Quando separamos o óleo dos demais componentes da semente perdemos a sinergia da sua composição integral.

O óleo isolado, geralmente comercializado na forma de cápsulas, é um forte antiinflamatório, que só é indicado sob orientação médica, para casos quando a necessidade de ômega-3 é bem acima da quantidade máxima de consumo/dia desta semente.

O óleo isolado também é bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articulações e couro cabeludo. No meu livro A importância da Linhaça na saúde ensino a preparar domesticamente este óleo, receitas culinárias e várias receitas para massagem corporal.

Quais receitas caseiras são simples de preparar com a linhaça?

A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada. Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão.

(*) Atenção: Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases. Um bom exemplo são receitas divulgadas na net e revistas que misturam a linhaça com leite animal. Sabe o que vai acontecer? Você irá explodir de gases!

Por Conceição Trucom - Química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida. Autora do livro A importância da linhaça na saúde

Fonte: Doce Limão

Saiba mais:

Clique aqui para comprar
Livro: A Importância da Linhaça na Saúde
Autora: Conceição Trucom
Editora Alaúde
COMPRAR

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...