Renda-se aos sucos naturais

Por Thaís Manarini

Renda-se aos sucos naturais
Ao reunir ingredientes de peso, os sucos ajudam a conquistar uma saúde de ferro. O melhor é que tem para todos os gostos e objetivos

Que eles são refrescantes, todo mundo sabe. O que pouca gente conhece são os inúmeros benefícios que os sucos são capazes de proporcionar à saúde, como desintoxicação do sangue, ativação do sistema imunológico, estímulo do trânsito intestinal e por aí vai. "Trata-se de um recurso fácil e rápido para aumentar o consumo de nutrientes que ajudam na prevenção e no tratamento de vários tipos de doenças", analisa a nutricionista funcional Andrezza Botelho, de São Paulo.

Dado o recado, solte a imaginação e capriche na escolha dos ingredientes - frutas, hortaliças e ervas estão entre as boas pedidas. Se ainda não sabe por onde começar, sem problemas: a seguir, ensinamos sete receitas simples e poderosas.

Suco revigoranteSuco revigorante

Ingredientes:
1 cenoura
1 manga cortada em cubos
1 inhame médio picado
1 colher (sobremesa) de linhaça dourada
Suco de 1 limão

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome imediatamente.

Rendimento: 1 copo

Desintoxicação

A cenoura é rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, e apresenta boas doses de vitaminas C e E. Além disso, carrega fibras, que ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo. "Quando preparada em forma de suco, ela é eficiente na eliminação do excesso de água do organismo", completa Andrezza Botelho. Já o inhame tem atividade anti-inflamatória e efeito desintoxicante, eliminando as impurezas do corpo. A linhaça, por sua vez, favorece a fluidez sanguínea, uma notícia boa para o bem-estar do coração. Apesar do sabor ácido, o limão é alcalinizante, o que beneficia o organismo como um todo. "Ele também é rico em terpenos, substâncias que auxiliam o fígado a eliminar toxinas", conta a nutricionista. A manga, por fim, tem propriedades diuréticas, auxilia na depuração do sangue e seu alto teor de fibras não deixa o intestino emperrar. Em resumo: essa combinação faz do suco um aliado na luta contra o envelhecimento, doenças infecciosas e alguns tipos de câncer, ativa o sistema imunológico, depura o sangue e promove desintoxicação. Beba uma vez ao dia.

Suco diuréticoSuco diurético

Ingredientes:
Chá de cavalinha (Equisetum arvense)
1 punhado de salsinha
1 fatia grossa de melancia
1 fatia grossa de melão
2 folhas de couve orgânica

Preparo:
Para o chá de cavalinha, use 1 colher (sopa) cheia da erva para 200 mililitros de água filtrada. Deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Coe e reserve. Para o suco, lave a salsinha e a couve. Em seguida, corte a melancia e o melão e bata tudo no liquidificador, até mesmo o chá. Tome sem coar.

Rendimento: 1 e 1/2 copo

Diminui o sódio

Andrezza Botelho informa que, no geral, sucos de acelga, espinafre, couve, cenoura, aipo, melancia, pepino, uva, alface e melão cantalupo (com sementes) são recomendados em casos de retenção hídrica. Isso porque possuem componentes importantes, como potássio, mineral que ajuda a diminuir os efeitos do sódio - um dos grandes responsáveis pela detenção de água pelo organismo; magnésio, substância que geralmente é perdida com a diurese; e vitamina B6, cuja ausência reduz a capacidade dos rins de excretar o sódio. O diferencial desse suco fica por conta do chá de cavalinha que, além de ser rico em flavonoides e potássio (responsáveis pelo efeito diurético e protetores do fígado), esbanja altas taxas de silício, que tem como principais características auxiliar na formação de tecidos conjuntivos e da cartilagem. "Ótimo para a pele, ajuda a evitar estrias", ressalta a nutricionista. Para escapar da retenção, beba uma vez ao dia.

Suco verdeSuco verde

Ingredientes:
1 pepino (ou 1 abobrinha, ou 1 chuchu, ou 1 beterraba pequena, ou 1 inhame, ou 1 pedaço de abóbora, ou 1 cenoura, ou todos esses ingredientes juntos)
1 maçã tipo fuji
3 tipos ou mais de folhas (couve, chicória, agrião, alface, repolho, acelga) Sementes germinadas e castanhas hidratadas: um ou mais tipos de trigo, girassol, aveia, gergelim, linhaça; e nozes, amêndoas, castanhas do Brasil Hortelã ou gengibre

Preparo:
Para a germinação de sementes, deixe-as de molho durante oito horas (à noite). No dia seguinte, escorra a água e coloque as sementes em uma peneira ou escorredor, regando de seis em seis horas. No outro dia, elas já terão um "narizinho" apontando, indicando a germinação. Para a hidratação das castanhas e da linhaça, deixe-as de molho em água durante a noite. Para o suco, no copo do liquidificador, coloque o pepino picado junto à hélice do aparelho. Em seguida, acrescente a maçã e o inhame picado (e/ou beterraba, e/ou abóbora). Ligue o liquidificador na primeira velocidade e soque com o auxílio da cenoura. O movimento da hélice e a "socagem" formarão uma papa. Em seguida, coloque as folhas, os temperos e as sementes (e/ou castanhas), batendo em velocidade mais acelerada.
Coe em um coador de pano, preferencialmente de voil. Depois, acrescente um fio de qualquer azeite extravirgem (linhaça, gergelim, castanha do Brasil) ao suco, para absorção das vitaminas lipossolúveis. Beba em seguida.

Rendimento: 1 copo cheio

Maior disposição

Trata-se de uma bebida que atende ao organismo como um todo, e não funções e órgãos específicos. Segundo o médico Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico é na Cozinha (editora Alaúde), o suco apresenta elementos antioxidantes, capazes de combater os perigosos radicais livres; probióticos, ou seja, bactérias benéficas que ajudam no funcionamento do intestino; enzimas que favorecem funções metabólicas, como coagulação do sangue e regulação de atividades inflamatórias e cardiovasculares. "Basta tomar um copo desse suco todos os dias, pela manhã, para observar grandes modificações no organismo", avisa. Entre essas alterações estão a melhora das funções urinária e intestinal, redução do peso, maior disposição, estímulo do pensamento e da memória e estabilização dos níveis de pressão arterial. "Como a bebida possui ingredientes variados, é possível que o organismo entre em contato com nutrientes que nunca recebeu", observa Gonzalez.

Suco contra o colesterolSuco contra o colesterol

Ingredientes:
Chá branco
1 kiwi
1 cenoura pequena
10 grãos de uvas escuras
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de farelo de aveia

Preparo:
Para o chá branco, coloque duas colheres (chá) da erva em 200 mililitros de água quente. Espere cinco minutos e coe. Para o suco, depois que o chá estiver pronto, bata-o no liquidificador com todos os ingredientes. Adoce como preferir e sirva em seguida.

Rendimento: 1 copo

Artérias protegidas

De todos os ingredientes, o chá branco certamente é o que merece maior destaque. De acordo com a nutricionista e farmacêutica Lucyanna Kalluf, da capital paulista, "ele é rico em tanino, substância que favorece a redução das taxas do colesterol LDL, considerado ruim, e fortalece as artérias, ajudando na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias". A alta concentração de antioxidantes do chá ainda reserva outra surpresa: a neutralização de radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento celular. Outro ingrediente valioso nesse suco é o gengibre, já que ele aumenta as secreções gástricas e acelera a digestão. Para finalizar a trinca de ouro, há o farelo de aveia, fonte de betaglucanas. Segundo a nutricionista, essas maravilhas estimulam o organismo a absorver uma quantidade menor da gordura vinda dos alimentos. "Suas fibras ainda facilitam o trânsito intestinal", aponta. Para aproveitar as vantagens, recomenda-se tomar o suco diariamente, de preferência duas vezes - uma de manhã e outra à noite.

Suco contra gastrite, úlcera e problemas de fígadoSuco contra gastrite, úlcera e problemas de fígado

Ingredientes:
1 folha de couve
2 folhas de boldo fresco
1/4 de batata
1 copo de água

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe em seguida.

Rendimento: 1 copo

Tchau, acidez!

A bebida é formada por três ingredientes preciosos que, juntos, segundo o fitoterapeuta e naturopata André Resende, de São Paulo, "são excelentes para combater a gastrite e a acidez estomacal". A couve é rica em ferro e clorofila e possui propriedades cicatrizante e antiácida. Já o boldo é considerado hepatoprotetor, ou seja, protege o fígado e "ainda age como desintoxicante", diz. O arremate fica por conta da batata, com sua incrível capacidade de combater a acidez do estômago. "O suco pode ser consumido assim que o desconforto aparecer, já que a situação tende a melhorar na hora", comenta o fitoterapeuta paulista. Em incômodos prolongados, invista na receita três vezes ao dia: de manhã, antes do almoço e antes do jantar.

Suco contra insônia e ansiedadeSuco contra insônia e ansiedade

Ingredientes:
3 folhas de erva-cidreira fresca
1 maçã
1 maracujá (polpa)
1 talo de alface
1 litro de água

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, adoce.

Rendimento: 1 litro

Que soninho...

Segundo Resende, todos os ingredientes do suco têm propriedades calmantes. Por isso, a bebida é indicada para as pessoas que sentem dificuldade em descansar após um dia agitado. O melhor de tudo é que, além de facilitar o relaxamento, seus componentes brindam o corpo com outros benefícios. A maçã, por exemplo, conta com substâncias antioxidantes e tem uma casca rica em fibras. Por isso, dá uma força ao intestino, fazendo-o funcionar direitinho. A erva-cidreira elimina os incômodos gases estomacais e apresenta função digestiva. A polpa do maracujá é outra ótima pedida, já que carrega vitamina C e possui ação antioxidante. É válido lembrar que, para ter um sono reparador, o ideal é ingerir cinco xícaras (chá) ao dia, sendo uma antes de se deitar. "O suco não é tão calmante a ponto de atrapalhar as atividades diárias. Ele apenas tira a ansiedade e torna mais fácil o relaxamento depois da jornada estressante", salienta.

Suco afasta gripeSuco afasta gripe

Ingredientes:
1 fatia de abacaxi
4 ramos de agrião (com talo e folhas)
1 rodela de gengibre
1 limão descascado
6 folhas de hortelã
1 copo de água

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coe e adoce como preferir.

Rendimento: 1 copo

Descongestionante

Corpo pesado, nariz escorrendo, dor de cabeça... Ninguém merece conviver com esses sintomas que acompanham a gripe, certo? Para não ir a nocaute, o jeito é combater a doença de frente. De acordo com Resende, o suco é perfeito para a empreitada. Para começar, a bebida leva abacaxi, fruta rica em vitamina C e em uma substância chamada bromelina, que funciona como tônico peitoral - ou seja, é uma maravilha para os pulmões! O agrião tem propriedade e expectorante. O gengibre é tiro e queda em casos de fraqueza. "Sem contar que ele é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo. Essa propriedade favorece a ação do suco no organismo e ainda facilita o emagrecimento", observa Resende. Já o limão é reconhecido por carregar bastante vitamina C e ser antibactericida e antifungicida. A hortelã, por fim, é um poderoso descongestionante das vias respiratórias. Para quem já está gripado, o fitoterapeuta recomenda a ingestão do suco três vezes ao dia, em qualquer horário.

Fonte: Revista Natural - Fotos: Juca Vieira

2 comentários:

  1. o suco afasta gripe parece um bom suco mas eu posso adoçar com outra coisa

    ResponderExcluir
  2. Matthew, obrigada pela observação em relação ao "mel" na receita, nós não incentivamos o consumo do mesmo. No lugar, note que foi colocado "adoce como preferir"... Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...