Tipos de Vegetariano

Tipos de Vegetariano
De forma genérica, vegetariano é o indivíduo que não utiliza nenhum tipo de carne (vermelhas ou brancas) na sua dieta.

Vegetarianismo é sinônimo de alimentação sem carne. Essa é a característica comum de todos os vegetarianos.

O vegetariano pode ou não utilizar derivados animais na sua alimentação.

Ovo-lactovegetariano: é o vegetariano que utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.

Lactovegetariano: é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.

Vegetariano estrito: é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.

Vegano: é o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de componentes animais não alimentícios, como vestimentas de couro, lã e seda, assim como produtos testados em animais. Em inglês você vai encontrar o termo "vegan" como referência a esse indivíduo. No Brasil esse termo foi traduzido como vegano.

Crudivorista: é, na grande maioria dos casos, um vegetariano estrito que utiliza alimentos crus, ou aquecidos no máximo a 42oC. Alguns podem aceitar leite cru e carne crua também, descaracterizando o termo vegetariano estrito. A utilização de alimentos em processo de germinação (cereais integrais, leguminosas e olegainosas) é comum nessa dieta. Diferente do que se pode imaginar, essa dieta apresenta preparações bastante sofisticadas e saborosas.

Frugivorista: vegetariano estrito que utiliza apenas frutos na sua alimentação. O conceito de "frutos", nesse caso, segue a definição botânica, que inclui os cereais, alguns legumes (abobrinha, beringela...), oleaginosos e as frutas.

Macrobiótico: designa uma forma de alimentação que pode ou não ser vegetariana. O macrobiótico tem um tipo de alimentação específica, baseada em cereais integrais, com um sistema filosófico de vida bastante peculiar e caracterizado. A dieta macrobiótica, diferentemente das vegetarianas, apresenta indicações específicas quanto à proporção dos grupos alimentares a serem utilizados. Essas proporções seguem diversos níveis, podendo ou não incluir as carnes (geralmente brancas). A macrobiótica não recomenda o uso de leite, laticínios ou ovos.

Semi-vegetariano: indivíduo que faz uso de carnes, geralmente brancas, em menos de 3 refeições por semana. Alguns consideram essa terminologia quando em apenas uma refeição por semana. Esse termo ganha importância nos estudos científicos, na comparação dos efeitos à saúde entre vegetarianos e onívoros, já que, teoricamente, o semi-vegetariano consome carne, mas menos do que um onívoro. Atenção: esse indivíduo não é vegetariano!

Onívoro: é o indivíduo que aceita qualquer tipo de alimento na sua dieta.

Fonte: Alimentação Sem Carne, do Dr. Eric Slywitch

18 comentários:

  1. Eu não me encaixo em nada! Não como ovo nem gelatina, não tomo leite, mas como peixe! Sinceramente, muito melhor comer peixe que tomar leite ou comer ovo. E ai, algum rótulo para mim? Haha :)

    ResponderExcluir
  2. Eu me encaixo em semi-vegetariano.Mas estou indo para Vegetariano...Eh q estou parando aos poucos.Senão acho que não consigo...Kisses

    PS:Blog P-E-R-F-E-I-T-O!!Parabens!!

    ResponderExcluir
  3. Eu por enquanto me encaixo em semi-vegetariano... Como apenas peixe e apenas em ocasiões que não tenho outras coisas como opção!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Ovo-Lacto, com muito orgulho
    mas não sabia que tinha um termo especifico.

    ResponderExcluir
  5. Bom,estou tentando virar vegetariana...Até agora estou indo bem,não tive nenhum problema sem a carne!Me encaixo no grupo dos ovo-lactovegetarianos,pois agora vou tomar bastante leite,comer 2 ovos por semana,bastante verduras e legumes...Bjos!!!
    Gostei muito do blog,nota 10!!!Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Unknown, parabéns pela decisão! Espero que o Cantinho Vegetariano possa ser útil nessa nova (e deliciosa) fase da sua vida... Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu tentei da forma mas radical, cortei carne vermelha e branca, mas o corpo sentiu a mudança. Estou indo aos poucos, uma vez por semana acabo me alimentando de carne branca,ovos e raramente peixe. Me preocupo com vestimentas e produtos de origem animal. Estou adorando esse cantinho, está ajudando, meu objetivo é Ovo-lactovegetariano. Sem apoio fica bem mais dificil.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou ovo-lacto-vegetariana, mas não utilizo produtos testados em animais, nem couro ou lã. Pretendo tirar os ovos e leite da minha alimentação aos pouquinhos, mas continuarei com o mel.

    ResponderExcluir
  9. Galera, acho que qualquer redução no consumo de carne já é uma vitória para os animais. Mas vamos lembrar que a indústria de ovos e leite por si só é extremamente cruel, de modo que o ovolactovegetarianismo deveria ser pensado mais como um momento de transição para o veganismo do que como um fim.

    ResponderExcluir
  10. Sou ovolacto a mais de 2 anos e me sinto muuuuito melhor... além de cortar a carne, não utilizo seda, lã ou couro e também produtos de origem e testado em animais. Vou me adaptando e pesquisando marcas e outras utilidades, não é tão difícil quanto todos imaginam. Além de me preocupar muito com a origem do ovo e leite que consumo. Estou tentando comprar diretamente da fazenda de um amigo que também é vegetariano e abriga animais que eram explorados, por isso ele os mantém lá e acaba "produzindo" um alimento (ovos e leite) sem sofrimento, já que os animais estavam condicionados a produzir muito. Creio que ele esteja fazendo um bom trabalho. É assim que começamos a salvar o mundo.

    Grandes Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oieee, adorei este cantinho, pude esclarecer minhas dúvidas. Estou tentando me tornar vegetariana, meu corpo está sentindo um pouco, pois era uma verdadeira carnívora(rs). Estou me alimento de produtos de soja e peixes. Bju adoreiiiiii

    ResponderExcluir
  12. Oie, sou crudivorista, frudivorista, e consumo ovos... quanto ao consumo de leite acredito que se fosse um alimento saudável para adultos, as mulheres ainda dariam leite! Segue este argumento para reflexão. Quanto ao cálcio, vegetais verdes escuros como a rúcula.

    ResponderExcluir
  13. Eu não como ovo, carne vermelha e derivados (salsicha, hamburguer, empanados etc) mas a cada 15 dias como camarão ou salmão. Sou semi né?

    ResponderExcluir
  14. eu como ovos e derivados do leite, não como carne NENHUMA, e não uso roupas e etcs feitas de animais... o que eu sou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina, se você come ovos e derivados do leite, você é ovo-lacto vegetariana. Abraço!

      Excluir
  15. Eu não como carne nem laticinios. Como peixe, vegetais, frutas, cereais, não bebo refrigerantes gelatina só vegetal, gelado so de soja, não uso sal nem açúcar nem óleo só azeite. O meu corpo aceitou a mudança da noite para o dia, faço exercício diariamente e bebo 2 litros de agua por dia. Uma semana por mês faço a alimentação apenas de frutos, vegetais, cereais e soja para desintoxicar. Minha digestao melhorou e durmo melhor. Muito amor

    ResponderExcluir
  16. Eu me encaixo e semi vegetariano,mais a minha intenção é tirar a carne do meu cardápio, difícil mêsmo será tira o peixe,,já que meu esposo e pescador profissional

    ResponderExcluir
  17. EU NAO COMO CARNE DE NENHUM ANIMAL. MAS COMO DERIVADOS COMO OVO LEITE E CHOCOLATE .

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...