20 de Março - Dia Mundial sem Carne

20 de Março - Dia Mundial sem Carne
O Dia Mundial sem Carne é um evento internacional, promovido pela FARM (Farm Animal Reform Movement), e seu objetivo é mostrar para a população em geral que é possível viver de forma saudável e prazerosa sem fazer uso de alimentos de origem animal. E que esta opção oferece inúmeras vantagens, tanto para o indivíduo quanto para o planeta. Veja:


Saúde
Quem não come carne corre menos riscos de sofrer distúrbios do coração, de contrair câncer (especialmente de cólon e do intestino) e de enfrentar problemas como obesidade, hipertensão e diabetes. E também fica livre das doenças diretamente relacionadas ao consumo da carne, tais como a salmonela, a toxoplasmose, a gripe do frango e a doença da vaca louca, que já fizeram milhares de vítimas no mundo todo.

Meio ambiente
Florestas inteiras são devastadas para darem lugar a pastos. A emissão de gás metano, expelido pelo gado bovino, é uma das principais causas de poluição do ar e da destruição da camada de ozônio. Além disso, a indústria da carne é a maior poluidora das águas e destruidora do solo. Essa devastação pode comprometer de maneira irreversível a sobrevivência das gerações futuras!

Fome mundial
A maior parte dos grãos e da soja produzidos hoje no planeta destina-se à produção de rações utilizadas na engorda dos animais de corte. Se estes grãos fossem usados diretamente na alimentação humana, haveria comida mais do que suficiente para todas pessoas do mundo. Parece utopia, mas não é: acabar com a fome é possível!

Respeito aos animais
Porcos, vacas, galinhas, perus, peixes, coelhos, cabritos... Todos estes animais, destinados majoritariamente ao abate, são sensíveis e inteligentes. Estudos científicos recentes comprovam: eles experimentam emoções como o medo e a angústia e sentem dor exatamente como nós, seres humanos. Ainda assim, todos os anos, a indústria da carne submete bilhões de animais a maus tratos, confinamento, manejo brutal e morte cruel. Será que isso está certo?

Por Dr George Guimarães - Nutricionista especializado em dietas vegetarianas - Fonte: Nutriveg

O que se pode fazer neste dia?

» Convidar a família ou amigos para irem a um restaurante vegetariano;
» Levar uns petiscos vegetarianos para o trabalho ou para a escola, para partilhar com os colegas (veja receitas);
» Distribuir folhetos e cartazes;
» Assistir a um documentário que faça você refletir sobre as consequências do consumo de carne. Confira algumas sugestões:
» Ou quem sabe, a melhor de todas as alternativas... Se você ainda se alimenta de animais, que tal adotar de vez uma dieta vegetariana?

2 comentários:

  1. Estou ha 120 dias sem carne !!! AMEM !!!!!

    ResponderExcluir
  2. que LegaL esse site sobre vegetarianos!gostei demais em ja to até querendo parar de comer carne!! serio mesmo, vo pensa seriamente nesse assunto. depois que le esse assunto falando sobre o dia internacional sem carne 20/03/2012. estou pensando seriamente em parar de vez de comer carne!! abraços. eu sou adventista a 3 anos mas ainda como carne!! espero que agora eu possa resistir a carne. gosteii muito mesmo desse site ja ate passei pra todos os meus amigos do facebook!! boa noite pra todos irmãos adventista do mundo inteiro!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...