Rúcula no cardápio já!

A hortaliça é uma das campeãs em nutrientes contra câncer, problemas no coração e para manter a pressão controlada

Rúcula no cardápio já!
Depois de ler esta reportagem é provável que a rúcula (Eruca sativa) dê as caras mais vezes na sua salada. O motivo é simples: quem inclui a hortaliça no cardápio garante a ingestão de nutrientes essenciais para que o corpo funcione a todo vapor. E não são poucos, como mostraremos a seguir.

Em 2002, a nutricionista Érika Maria Marcondes Tassi Granja defendeu uma tese de doutorado, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, em São Paulo, constatando que a biodisponibilidade de carotenoides – substâncias antioxidantes – do vegetal é mais significativa do que apresentavam os estudos anteriores. “Elas são importantes para combater os radicais livres, o que ajuda a prevenir doenças degenerativas como câncer”, afirma a nutricionista funcional Carina Boniatti, de São Paulo. 

Mas é verde!

A rúcula contém betacaroteno, um composto precursor da vitamina A que atua na proteção dos olhos e no crescimento celular. É ele o responsável por dar um tom, que varia do laranja ao amarelo, em alimentos como cenoura, acerola e manga, por exemplo. Oras... Então, por que a folha é verde-escura? “O que acontece é que a cor verde da clorofila encobre a coloração característica do betacaroteno”, esclarece a nutricionista Ana Carolina Dal Bianco Garcia, mestre em alimentos e Nutrição, de Minas Gerais. Segundo a profissional, o tom amarelado é mais visível quando as folhas começam a envelhecer, condição em que a clorofila não é mais predominante.

Coração de ferro

O ômega-3 é uma das substâncias que também pode ser encontrada na rúcula, como observou o estudo realizado na Unicamp. “Em uma porção de 100 gramas encontra-se 0,3 grama de ômega-3. A recomendação diária dessa gordura é de 2 gramas”, explica a nutricionista Carina.

Cá entre nós, o nutriente é sempre bem-vindo, principalmente para a saúde do coração. “Sua ingestão favorece a diminuição do LDL [mau colesterol] e aumento do HDL [bom colesterol]”, atesta a nutricionista Tatiana Jordão Pontes, de Goiás.

Pressão em ordem

Uma das causas da hipertensão é o consumo excessivo de sal. Maneirar na quantidade e consumir potássio são boas dicas para manter a pressão nos eixos. A rúcula pode ajudar nesse sentido, já que apresenta 369 miligramas do mineral em 100 gramas. Ele equilibra a quantidade de sódio dentro das células – entre outras funções. “O potássio também aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos”, esclarece a nutricionista Tatiana.

Importante na gestação

Nesse período, a necessidade nutricional da mulher aumenta, afinal, ela divide boa parte do que absorve com o nenê. A rúcula é rica em ácido fólico, um composto de extrema importância para a futura mamãe. “O nutriente participa da formação da medula espinhal e do cérebro do bebê”, alerta Carina. Segundo a nutricionista, durante a gestação, a recomendação de ácido fólico passa de 400 para 600 microgramas ao dia. Mas alto lá! É preciso um caminhão de rúcula para suprir essa necessidade.

Amiga da dieta

Rúcula amiga da dieta
Quem vive em guerra com a balança pode fazer da rúcula uma aliada e tanto! Além de ser uma opção saudável, um prato com 100 gramas possui apenas 20 calorias. A nutricionista Tatiana explica que a hortaliça também é rica em fibras que, aliadas ao consumo de líquidos, promovem o bom funcionamento intestinal.

“Se fizer parte de uma alimentação equilibrada e voltada para o emagrecimento, o vegetal pode ajudar, sim, principalmente pela característica de desintoxicar, uma vez que toxinas acumuladas no organismo dificultam a perda de peso”, esclarece Carina.

Sem queimação

Um estudo da King Saud University, na Arábia Saudita, publicado em 2009 no World Journal of Gastroenterology, mostrou que o extrato de rúcula é eficaz no combate de problemas estomacais. Entre os benefícios estão a capacidade de diminuir a secreção ácida, que leva à gastrite e à úlcera. Mais um ponto para a hortaliça!

Afasta o câncer

Além da vitamina C, do betacaroteno e do ômega-3, o alimento possui mais um componente que ajuda a prevenir o câncer. São os glicosinolatos, um tipo de fitoquímico que possui enxofre em sua composição e que, aliado ao trio, forma um grupo poderoso para prevenir o problema. “Eles atuam na morte tumoral e também ativam as enzimas protetoras”, atesta Carina.

Cuidados no preparo

Eles são fundamentais para preservação dos nutrientes. A vitamina C, por exemplo, é solúvel em água e por isso é perdida durante a cocção. O mesmo acontece com os glicosinolatos. Já o ômega-3 pode ser oxidado e com isso se perder. O ácido fólico é eliminado completamente. “Quanto maior o tempo de aquecimento, maiores as perdas. O ideal é consumir a rúcula crua”, alerta Carina.

Suco desintoxicante

Ingredientes:
2 laranjas
2 maçãs descascadas
2 limões
1/2 xícara de couve picada
1/2 xícara de rúcula picada
1/2 forma de gelo
1 copo de água

Preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Rendimento: 3 porções

Salada de rúcula com manga

Salada de rúcula com manga
Ingredientes:
1 maço de rúcula, com as folhas separadas e lavadas
2 mangas cortadas em cubo
1/2 xícara de manga picada (molho)
3 colheres (sopa) de caldo de limão
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
1 dente de alho picado
Sal a gosto

Preparo:
Coloque as folhas de rúcula e as mangas cortadas em cubos em uma travessa e reserve. Bata no liquidificador a 1/2 xícara de manga, o caldo de limão, o azeite, o sal e o alho. Jogue o molho sobre as folhas de rúcula com manga ou sirva-o separado da salada. Sugestão: acrescente agrião à salada.

Rendimento: 4 a 6 porções

Por Paula Bueno / Produção: Marcia Asnis / Foto: Lucas Fonseca

Fonte: Vida Natural

3 comentários:

  1. Eu não gostava muito de rúcula, principalmente pelo gosto forte. Mas fui misturando-a à outras folhas que adoro, como alface e espinafre, e fica uma delícia! O uso no suco, com maçã ou laranja, também é uma boa pedida!

    ResponderExcluir
  2. Que tipo de Ômega 3 tem a rúcula? Cadeia longa ou cadeia curta? Há diferença fundamental entre esse dois tipos de Ômega 3?
    Abs.
    Moacir Lisboa da Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir, lamento, mas como leiga que sou, não sei responder às suas perguntas.

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...